Nível de transparência pública dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pré e pós-pandemia do Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15019355

Palavras-chave:

Transparência Pública, Nível de Transparência Pública, Institutos Federais de Ensino, COVID-19

Resumo

Pesquisas recentes se propuseram a observar, por meio da comparabilidade entre dois períodos, pré e pós-pandemia, o comportamento e os reflexos na sociedade advindos da pandemia COVID-19. O objetivo deste estudo é comparar o nível de transparência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em dois momentos distintos, pré e pós-pandemia do COVID-19. A amostra é composta por 38 Institutos Federais (IF), 02 Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e 01 colégio, o Pedro II. Em relação aos procedimentos metodológicos, utilizou-se da análise de conteúdo e análise estatística descritiva para comparação dos dados. Como resultado, foi identificado que os IFs evoluíram significativamente no quesito transparência pública no período pós-pandemia, em comparação aos dados do período pré-pandemia. O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), 1º lugar do ranking pós-pandemia, atingiu um resultado expressivo de 97,5% de transparência, sendo que o seu percentual pré-pandemia era de 53,4%. Esta pesquisa revelou a importância de os órgãos públicos cultuarem a manutenção perene da disponibilidade de informações de toda a estrutura governamental de forma tempestiva. A enorme quantidade de dados gerados a partir dos portais do governo podem oferecer oportunidades para fornecer monitoramento contínuo de uma série de dados, os quais propiciam aos pesquisadores e à sociedade informações substanciais, a partir dos dados coletados, que podem potencialmente mitigar assimetrias informacionais e elevar o controle social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Klein, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Contabilidade no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília – UnB. Especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade FEEVALE. Contadora do Instituto Federal de Brasília – IFB.

Fabrícia Silva da Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, atua no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Mestre e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com doutorado sanduíche em contabilidade pela Universitát di Valencia (ES), pós-doutorado em Contabilidade pela UFSC e pós-doutorado em Ciências Econômicas pela Universitá di Macerata (IT).

Referências

ABDULKAREEM, A. K.; OLADIMEJI, K. A. Cultivating the digital citizen: trust, digital literacy and e-government adoption. Transforming Government: People, Process and Policy, v. 18, n. 2, p. 270-286, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1108/TG-11-2023-0196.

ALAMGIR, M.; CHENG, M. C. Co-Movement and Performance Comparison of Conventional and Islamic Stock Indices during the Pre-and Post-COVID-19 Pandemic Era. Risks, v. 11, n. 8, p. 1-37, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/risks11080146.

ALMAQTARI, F. A. et al. The mediating effect of IT governance between corporate governance mechanisms, business continuity, and transparency & disclosure: An empirical study of Covid-19 Pandemic in Jordan. Information Security Journal: A Global Perspective, v. 32, n. 1, p. 39-57, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/19393555.2022.2053001.

BALL, C. What is transparency? Public Integrity, v. 11, n. 4, p. 293-308, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.2753/PIN1099-9922110400.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Decreto n° 7.724, de 16 de maio de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7724.htm. Acesso em: 06 abr. 2023.

BRASIL. Decreto n° 8.777, de 11 de maio de 2016. Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm. Acesso em: 08 abr. 2023.

BRASIL. Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm. Acesso em: 03 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 02 abr. 2023.

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso à informação. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 05 abr. 2023.

CLEMENTSON, D. E.; XIE, T. On the merits of transparency in crisis: Effects of answering vs. evading through the lens of deception theory. International Journal of Strategic Communication, v. 15, n. 1, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1553118X.2020.1836644.

DE LUCAS ANCILLO, A.; GAVRILA, S. G. The Impact of Research and Development on Entrepreneurship, Innovation, Digitization and Digital transformation. Journal of Business Research, v. 157, p. 113566, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.113566.

DARAMOLA, O.; ETIM, E. Affordances of digital platforms in sub‐Saharan Africa: An analytical review. The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries, v. 88, n. 4, e12213, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1002/isd2.12213.

DIXON, G.; MCCOMAS, K.; BESLEY, J.; STEINHARDT, J. Transparency in the food aisle: the influence of procedural justice on views about labeling GM foods. Journal of Risk Research, v. 19, n. 9, p. 1158-1171, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13669877.2015.1118149.

EUROFOUND. Telework in the EU: Regulatory Frameworks and Recent Updates. Luxembourg City: Publications Office of the European Union, 2022. Disponível em: https://www.eurofound.europa.eu/en/publications/2022/telework-eu-regulatory-frameworks-and-recent-updates.

FISHER, J.; HOPP, T. Does the framing of transparency impact trust? Differences between self-benefit and other-benefit message frames. International Journal of Strategic Communication, v. 14, n. 3, p. 203-222, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1553118X.2020.1770767.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HERMAN, F.; MARQUES, F. P. J.; MIOLA, E. What factors influence the quality of local governments' digital transparency? Evidence from the Brazilian case. Opinião Pública, v. 28, p. 857-884, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-01912022283857

HODSON, J. et al. Heuristic responses to pandemic uncertainty: Practicable communication strategies of “reasoned transparency” to aid public reception of changing science. Public Understanding of Science, v. 32, n. 4, p. 428-441, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09636625221135425

HOLLAND, D.; SELTZER, T.; KOCHIGINA, A. Practicing transparency in a crisis: Examining the combined effects of crisis type, response, and message transparency on organizational perceptions. Public Relations Review, v. 47, n. 2, p. 102017, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2021.102017

ISMAIL, M. et al. Evaluation of a public COVID-19 dashboard in the Western Cape, South Africa: a tool for communication, trust, and transparency. BMC Public Health, v. 22, n. 1, p. 2453, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12889-022-14657w

KLEIN, C. K. Transparência da Gestão Pública das Autarquias Federais de Ensino Vinculadas ao Ministério da Educação – MEC. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/32187.

KUMAR, V.; ALSHAZLY, H.; IDRIS, S. A.; BOUROUIS, S. Evaluating the impact of covid-19 on society, environment, economy, and education. Sustainability, v. 13, n. 24, p. 13642, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su132413642

KHOR, L. K.; TAN, C. L. Workforce management in the post-pandemic era: Evidence from multinational companies using grounded theory. Global Business and Organizational Excellence, v. 42, n. 4, p. 93-104, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1002/joe.22174.

LÖFSTEDT, R.; WAY, D. Transparency and trust in the European pharmaceutical sector: outcomes from an experimental study. Journal of Risk Research, v. 19, n. 9, p. 1082-1103, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13669877.2014.919517.

MANANA, T.; MAWELA, T. Digital Skills of Public Sector Employees for Digital Transformation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INNOVATION AND INTELLIGENCE FOR INFORMATICS, COMPUTING, AND TECHNOLOGIES (3ICT), 2022, [local]. Anais [...]. IEEE, 2022. p. 144-150. Disponível em: https://doi.org/10.1109/3ICT56508.2022.9990765

MIKHAYLOVSKAYA, A.; ROUMÉAS, É. Building trust with digital democratic innovations. Ethics and Information Technology, v. 26, n. 1, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10676-023-09736-4.

MOED, H. F. New developments in the use of citation analysis in research evaluation. Scientometrics, v. 57, p. 13-18, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00005-009-0001-5.

OLIINYK, Y.; KUCHERIAVA, M.; KORYTNYK, L.; DMYTRENKO, T.; KUZMINSKA, O.; LAGUNOV, K. Development of information support for fiscal risk management within crises. Financial & Credit Activity: Problems of Theory & Practice, v. 6, n. 53, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.55643/fcaptp.6.53.2023.4219.

MATIAS-PEREIRA, J. Controle Social e Transparência: Avaliação do Modelo de Acesso à Informação no Brasil. Grupo de Investigación en Gobierno, Administración Y Políticas Públicas – GIGAPP. Programa de Doctorado en Gobierno y Administración y Pública Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset, 2014. Disponível em: https://www.gigapp.org/ewp/index.php/GIGAPP-EWP/article/view/56

PRAMIYANTI, A.; MAYANGSARI, I. D.; NURAENI, R.; FIRDAUS, Y. D. Public perception on transparency and trust in government information released during the COVID-19 pandemic. Asian Journal for Public Opinion Research, v. 8, n. 3, p. 351-376, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15206/ajpor.2020.8.3.351.

SCHIAVI, P. Transparencia y buena administración en la sociedad de la información y de las nuevas tecnologías. Revista de Derecho Administrativo Económico, n. 35, p. 239-256, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.48143/rdai.22.schiavi

STIVAS, D.; COLE, A. The importance of trust and transparency in managing the COVID-19 pandemic. Evidence from sixteen EU member states. Journal of Contemporary European Studies, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14782804.2023.2193733.

SUCHOWERSKA, R.; MCCOSKER, A. Governance networks that strengthen older adults' digital inclusion: The challenges of metagovernance. Government Information Quarterly, v. 39, n. 1, 101649, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.giq.2021.101649.

TODISCO, L.; TOMO, A.; CANONICO, P.; MANGIA, G. The bright and dark side of smart working in the public sector: employees' experiences before and during COVID-19. Management Decision, v. 61, n. 13, p. 85-102, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1108/MD-02-2022-0164.

VERMA, A. K.; PRAKASH, S. Impact of covid-19 on environment and society. Journal of Global Biosciences, v. 9, n. 5, p. 7352-7363, 2020. Disponível em: https://www.mutagens.co.in/jgb/vol.09/05/090506.pdf.

WEST, R.; MICHIE, S.; RUBIN, G. J. et al. Applying principles of behaviour change to reduce SARS-CoV-2 transmission. Nature Human Behaviour, v. 4, p. 451–459, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41562-020-0887-9.

WILLIAMS, A. A global index of information transparency and accountability. Journal of Comparative Economics, v. 43, n. 3, p. 804–824, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jce.2014.10.004.

XIAO, H.; WANG, X. Fiscal transparency practice, challenges, and possible

solutions: lessons from Covid-19. Public Money & Management, v. 44, n. 3, p. 196-207, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09540962.2023.2175232.

Downloads

Publicado

2025-03-13