AS CARACTERÍSTICAS E O DESDOBRAMENTO DO INQUÉRITO POLICIAL: APLICABILIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO

Autores/as

Palabras clave:

Inquérito Policial. Caracterí­sticas e desdobramento. Aplicabilidade

Resumen

Este resumo tem como tema as caracterí­sticas e o desdobramento do Inquérito Policial: aplicabilidade dos Direitos Fundamentais de Ampla Defesa e do Contraditório. Investigou o seguinte problema: como as investigações policiais podem cumprir suas ações investigativas efetivamente, respeitando o amplo direito de defesa e do contraditório? Cogitou a seguinte hipótese: a estrutura base para a compreensão dessa discussão está fundamentada em diferentes questões que são determinantes para o desdobramento das investigações e a compreensão dos processos existenciais da Presunção de Inocência e da dignidade da pessoa humana. O objetivo Geral é realizar uma análise sistemática sobre a dinâmica complexidade dos Direitos de Ampla Defesa e do Contraditório no Inquérito Policial. Os objetivos especí­ficos são: conceituar Inquérito Policial; realizar um estudo sobre a ampla defesa e o contraditório; explicar o que é Presunção de Inocência. Para ciência é relevante uma discussão que contribua com a comunidade acadêmica, um material bibliográfico que detalhe de forma dinâmica esta temática de estudo. Agrega í  sociedade por ser uma discussão que trata os direitos fundamentais do cidadão em um estado democrático de direito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Ricardo Pereira da Silva, Faculdade Processus, DF, Brasil

Bacharel em Direito pela Faculdade Processus Campus asa Sul Brasília, Semestre: 9°, Turno: Noturno.

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política; Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD, Docência no Ensino Superior, Formação em EAD, Revisão de Texto, Agronegócio e Gestão Ambiental. Professor das faculdades Processus, Unip, Facesa, CNA. Escritor (autor de 61 livros didáticos).

Citas

FERRAJOLI, Luigi. Derecho e Razón. Teoria del garantismo penal. 2 ed. Madri: Trotta, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas; Edição: 6, 2017.

LOPES JÚNIOR, Aury. Direito Processual Penal. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014.

LOPES, Jaí­ne. O Princí­pio Constitucional do Contraditório no Inquérito Policial. Dissertação de Mestrado. USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul, 2014. Disponí­vel em:<http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/622/2/jaine_lopes.pdf> Acesso em: 20 mai. 2020.

MIRABETE, J. F. Manual de direito penal: parte geral. São Paulo: Atlas, 2001.

NETTO, Vladimir. Lava Jato: o juiz Sérgio Moro e os bastidores da operação que
abalou o Brasil. 1ª edição. Rio de Janeiro, Primeira Pessoa - Selo da Editora Sextante, 2016. 384 páginas.

SILVA, José Romênio da Silva. A importância do inquérito policial no sistema processual penal. Artigo Original, 2009. Disponí­vel em: <http://conteudojuridico.com.br/artigo,a-importancia-do-inquerito-policial-no-sistemaprocessual-penal,24996.html#_ftn6> Acesso em 05 de mai. 2020.

Publicado

2020-07-27