A tecnologia da informação na educação como política pública nos novos contextos de realidade e aprendizagem
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação. Educação. Leitura e Escrita.Resumo
Tema: A tecnologia da informação na educação como política pública em um novo contexto de realidade e aprendizagem para o avanço das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio. Problema: O desafio de adaptar os planos de ensino para lidar com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e garantir o acesso dos estudantes à educação online. Hipótese: A integração eficaz das TICs na Educação pode melhorar as habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, desde que abordada de forma comprometida e não apenas de maneira complementar. Objetivo Geral: Analisar o impacto da integração das TICs na Educação no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio. Objetivos Específicos: Examinar como as TICs estão sendo utilizadas no contexto educacional do Ensino Médio. Avaliar o papel das TICs na promoção da aprendizagem autônoma dos alunos. Compreender os desafios e oportunidades da Educação online no contexto do Ensino Médio. Justificativas e Relevância para a área: O estudo aborda a integração das TICs na Educação, um tema atual e crucial para a área educacional. Relevância para a ciência: Contribui para a compreensão das implicações da tecnologia na aprendizagem. Relevância para a sociedade: Pode informar políticas públicas de Educação e melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio. Método e Tipo de Pesquisa: A pesquisa utiliza uma abordagem exploratória e descritiva, baseada em revisão da literatura para analisar o impacto das TICs no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, conforme o método proposto por Marconi e Lakatos (1999).
Downloads
Referências
ABRANTES, José Carlos. Os Media e a Escola da Imprensa aos Audiovisuais no Ensino e na Formação. Lisboa: Texto Editora, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.
BENAVENTE, Ana. Escola, Professoras e Processos de Mudança. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.
BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Ministério da Educação. 2018.
CARNIN, Anderson; MACAGNAN, Maria Júlia Padilha; KURTZ, Fabiana Diniz. Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando
vídeo disponibilizado pelo YouTube. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 11, p. 469-485, 2008.
FERREIRA, Sheila de Sousa; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Práticas de leitura por meio de objetos de aprendizagem na modalidade digital. Revista do GEL, São Paulo, vol. 8, n. 1, p. 69-90, 2011.
GONÇALVES, Ávila de Casio. Computadores na sala de aula: o projeto UCA - um computador por aluno na escola classe 102 do Recanto das Emas
Distrito Federal, 2012.Disponível em: http://www.abed.org.br/ Acesso em 10/10/2023.
GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Educação tecnologia: desafios e perspectivas. (Org.). 3. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2009.
KATO, Mary. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: SNT, 1996.
LAIS, Cláudia. O uso dos gêneros digitais na sala de aula. In: I Simpósio Regional de Educação/Comunicação - EAD e as tecnologias da inteligência: Novo percurso de informação e aprendizagem. Aracaju, 2010.
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era
da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
LOPES, Maria Joana Maria. Sistema de Informação para a Gestão de Conceitos e Evolução. Lisboa: Universidade Aberta, 1997.
MAGALHÃES, José de. Roteiro Prático da Internet, 2ª ed. Lisboa: Quetzal Editores, 1995.
MORAES, Maria Cândida. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação. Internet. Brasília, DF. Fevereiro/98.
NUNES, Ana Raphaella Shemany Carolino de Abreu. O Lúdico na Aquisição da Segunda Língua. (2004) Disponível on-line em: http://www.linguaestrangeira. com.br. Acesso: 10/10/2023.
PÁDUA Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa Abordagem teórico prática. Campinas: Papirus, 1996.
PIRES, Eurico Lemos, et al., A Dimensão Social da Educação. In: A Construção Social da Educação Escolar, Col. Biblioteca Básica de Educação e Ensino, Edições ASA / Clube do Professor, Rio Tinto, 1991, pp. 23-33.
SIMÕES, Darcília Marindir Pinto Santos. Retextualização: a internet como recurso didático-pedagógico. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009, p. 97-104.
SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação, O que são? Para que servem?. Lisboa: FCA-Editora de Informática, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais do Congresso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada