A tecnologia da informação na educação como política pública nos novos contextos de realidade e aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação. Educação. Leitura e Escrita.

Resumo

Tema: A tecnologia da informação na educação como política pública em um novo contexto de realidade e aprendizagem para o avanço das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio. Problema: O desafio de adaptar os planos de ensino para lidar com as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e garantir o acesso dos estudantes à educação online. Hipótese: A integração eficaz das TICs na Educação pode melhorar as habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, desde que abordada de forma comprometida e não apenas de maneira complementar. Objetivo Geral: Analisar o impacto da integração das TICs na Educação no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio. Objetivos Específicos: Examinar como as TICs estão sendo utilizadas no contexto educacional do Ensino Médio. Avaliar o papel das TICs na promoção da aprendizagem autônoma dos alunos. Compreender os desafios e oportunidades da Educação online no contexto do Ensino Médio. Justificativas e Relevância para a área: O estudo aborda a integração das TICs na Educação, um tema atual e crucial para a área educacional. Relevância para a ciência: Contribui para a compreensão das implicações da tecnologia na aprendizagem. Relevância para a sociedade: Pode informar políticas públicas de Educação e melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio. Método e Tipo de Pesquisa: A pesquisa utiliza uma abordagem exploratória e descritiva, baseada em revisão da literatura para analisar o impacto das TICs no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita no Ensino Médio, conforme o método proposto por Marconi e Lakatos (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Maria da Silva, UNIEURO – Centro Universitário, DF, Brasil

[Lattes] - Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Estudos sobre a Violência, na linha de pesquisa em Estado, Políticas Públicas e Cidadania (UNIEURO/DF).

Eunice Nóbrega Portela, Universidade de Brasília, DF, Brasil

[Lattes] - Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Social pela Universidade de Brasília.

Referências

ABRANTES, José Carlos. Os Media e a Escola da Imprensa aos Audiovisuais no Ensino e na Formação. Lisboa: Texto Editora, 1992.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

BENAVENTE, Ana. Escola, Professoras e Processos de Mudança. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Ministério da Educação. 2018.

CARNIN, Anderson; MACAGNAN, Maria Júlia Padilha; KURTZ, Fabiana Diniz. Internet e ensino de línguas: uma proposta de atividade utilizando

vídeo disponibilizado pelo YouTube. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 11, p. 469-485, 2008.

FERREIRA, Sheila de Sousa; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Práticas de leitura por meio de objetos de aprendizagem na modalidade digital. Revista do GEL, São Paulo, vol. 8, n. 1, p. 69-90, 2011.

GONÇALVES, Ávila de Casio. Computadores na sala de aula: o projeto UCA - um computador por aluno na escola classe 102 do Recanto das Emas

Distrito Federal, 2012.Disponível em: http://www.abed.org.br/ Acesso em 10/10/2023.

GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Educação tecnologia: desafios e perspectivas. (Org.). 3. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2009.

KATO, Mary. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: SNT, 1996.

LAIS, Cláudia. O uso dos gêneros digitais na sala de aula. In: I Simpósio Regional de Educação/Comunicação - EAD e as tecnologias da inteligência: Novo percurso de informação e aprendizagem. Aracaju, 2010.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era

da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LOPES, Maria Joana Maria. Sistema de Informação para a Gestão de Conceitos e Evolução. Lisboa: Universidade Aberta, 1997.

MAGALHÃES, José de. Roteiro Prático da Internet, 2ª ed. Lisboa: Quetzal Editores, 1995.

MORAES, Maria Cândida. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação. Internet. Brasília, DF. Fevereiro/98.

NUNES, Ana Raphaella Shemany Carolino de Abreu. O Lúdico na Aquisição da Segunda Língua. (2004) Disponível on-line em: http://www.linguaestrangeira. com.br. Acesso: 10/10/2023.

PÁDUA Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa Abordagem teórico prática. Campinas: Papirus, 1996.

PIRES, Eurico Lemos, et al., A Dimensão Social da Educação. In: A Construção Social da Educação Escolar, Col. Biblioteca Básica de Educação e Ensino, Edições ASA / Clube do Professor, Rio Tinto, 1991, pp. 23-33.

SIMÕES, Darcília Marindir Pinto Santos. Retextualização: a internet como recurso didático-pedagógico. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009, p. 97-104.

SOUSA, Sérgio. Tecnologias de Informação, O que são? Para que servem?. Lisboa: FCA-Editora de Informática, 1997.

Downloads

Publicado

2023-11-13