Desorganização social e violência doméstica: a aplicação da lei maria da penha frente as vulnerabilidades
Palavras-chave:
Violência Doméstica. Vulnerabilidade. Desorganização Social. Lei Maria da Penha.Resumo
O presente trabalho tem como tema a relação entre a violência doméstica e a vulnerabilidade, bem como as formas com que a Lei Maria da Penha pode ser utilizada para fins de atenuação das vulnerabilidades. Nesse sentido, surge o seguinte problema: tendo em vista que a desorganização social e as vulnerabilidades que se apresentam na origem dos casos violência doméstica, de que forma a Lei Maria da Penha pode ser utilizada para intervir nesse contexto? Entende-se, a título de hipótese, que a referida lei conta com dispositivos aptos a atenuar as vulnerabilidades socioculturais, auxiliando na redução deste tipo de criminalidade. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é apontar os dispositivos e institutos com capacidade de atenuar as vulnerabilidades. Como objetivos específicos, o presente trabalho busca abordar os institutos de criminologia sociológica e crítica, pela perspectiva da desorganização social, tratar sobre as várias formas de vulnerabilidade no âmbito doméstico e familiar, bem como expor aspectos teóricos e práticos acerca da aplicação da Lei Maria da Penha. Assim, este trabalho se justifica pela sua importância social, uma vez que a violência doméstica é um fenômeno que deve ser insistentemente combatido, e a busca de soluções em sua gênese ainda é um campo teórico pouco abordado. Para tanto, optou-se por uma pesquisa sociojurídico-crítica, conduzida pelo método descritivo, de cunho qualitativo, com criteriosa revisão bibliográfica, para interpretar o fenômeno em tela a partir das hipóteses levantadas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Júlio Camargo de. Vulnerabilidade. Critério para a adequação
procedimental. Belo Horizonte: CEI, 2021.
COSTA, Rodrigo de Souza; BERNARDES, Marcia Nina. Medidas protetivas de urgência e violência contra a mulher: uma análise da aplicação da lei maria da penha no juizado de violência doméstica e familiar de niterói. Gênero, sexualidades e direito I [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI/UNICURITIBA; Coordenadores: Marcos Alves Da Silva, Silvana Beline Tavares – Florianópolis: CONPEDI, 2016.
GUIMARÃES, Claudio Alberto Gabriel. Vulnerabilidades, gestão de Segurança Pública e cidades: o papel dos Municípios no combate às violências. Curitiba: CRV, 2023
LISBOA, Teresa Kleba; ZUCCO, Luciana Patrícia. “Os 15 anos da Lei Maria da Penha”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 2, e86982, 2022.
PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
PIOVESAN, Flávia; PIMENTEL, Silvia (Coord.). CEDAW: Relatório nacional brasileiro: Protocolo facultativo. Brasília: Ministério da Justiça, 2002. PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos.2ª ed. São Paulo: Max Limonad, 2003.
RITT, Eduardo; KURZ, Aline. Da dor no corpo à dor na alma: as marcas deixadas pela Violência doméstica. Direitos sociais e políticas públicas I [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI. Coordenadores: Antonio Celso Baeta Minhoto; Fernando de Brito Alves – Florianópolis: CONPEDI, 2020.
SILVA, Cyro José Jacometti; RODRIGUES, Cláudia Helena do Vale Pascoal; FLORIANO, André Luiz. A violência doméstica e familiar contra a mulher na história e os impactos em tempos da pandemia do covid-19: meios de prevenção e proteção. Gênero, sexualidades e direito II [Recurso eletrônico on-line] organização CONPEDI Coordenadores: Daniela Silva Fontoura de Barcellos; Renato Duro Dias; Silvana Beline Tavares – Florianópolis: CONPEDI, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada