AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO INSTITUCIONAL: estudo de uma instituição de ensino superior privada no Distrito Federal

Autores

  • Me. Maria Aparecida de Assunção Faculdade Processus - DF (BRASIL)
  • Dr. Gustavo Javier Castro Silva Faculdade Processus - DF (BRASIL)
  • Me. Marcos Felipe Ferreira Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Palavras-chave:

Avaliação Institucinal. Gestão da Educação Superior. CPA.

Resumo

O surgimento da necessidade de expandir a educação superior e, por conseguinte, das polí­ticas de avaliação, mostraram como a polí­tica social deve ser um meio de mudança social ao procurar atender í s mudanças de padrão de exigência da sociedade quanto í  necessidade de desenvolvimento por meio da educação. Neste contexto, destacan-se as profundas transformações sociais, polí­ticas e econômicas ocorridas nos anos 1990 com o advento da crise do Estado Provedor. Essas transformações afetaram diversas áreas sociais e, em especial, a educação superior no Brasil. A partir dessa realidade, nasce um novo Estado Avaliador que viria a promover o crescimento da educação superior pelas instituições privadas e, por meio de diversos dispositivos legais, reforçar a sua posição de regulador do sistema educacional. Dentre as principais leis, destaca-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB que inclusive já estabelece uma vinculação da avaliação e com a regulação no contexto da educação. Essa lei provocou desdobramentos significativos para o controle  o sistema de avaliação da educação superior e um deles é própria criação da Comissão Própria de Avaliação - CPA. O trabalho de pesquisa em questão apresenta um olhar sobre a evolução histórica inerentes ao sistema de avaliação da educação superior pelo poder pública até a CPA e mostra, por meio de investigação em pesquisa documental, como a CPA passou a fornecer elementos para gestão institucional representar um dos importantes mecanismos para o planejamento estratégico das Instituições de Ensino Superior – IES"™s.

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Biografia do Autor

Me. Maria Aparecida de Assunção, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais em BH, ano de 1993. É pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília de 1987 a 1988. É graduada em Administração pela União Educacional de Brasília (1985) .

CV: http://lattes.cnpq.br/1180985988187856. E-mail: [email protected].

Dr. Gustavo Javier Castro Silva, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Possui graduação em Filosofia - Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso (1987), mestrado em Ciência Política pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1991), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ética, Política Educacional e Teoria das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política internacional, Políticas públicas, América Latina e ensino superior. Foi Pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Euro-Americano (2003-2006), Diretor do Centro de Pós-Graduação Lato-sensu do Centro Universitário Euro-Americano, Coordenador e professor titular do Mestrado em Ciência Política do Centro Universitário Euro-Americano (2008-2009). Desde 2009 é Diretor Acadêmico, Procurador Institucional e Professor de Pós-graduação na Faculdade Processus, na qual também ministra a disciplina Teoria do Estado e Ciência Política no curso de Direito. Também é consultor ad hoc do INEP.

Cv: http://lattes.cnpq.br/1091127369557989

E-mail: [email protected] 

Me. Marcos Felipe Ferreira, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Especialista em Ciência da Computação pelo CIC - UnB, Mestre em Educação pela FE - UnB e doutorando também em Educação pela FE – UnB.

CV: http://lattes.cnpq.br/4798449321088964. E-mail: [email protected]

 

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Publicado

2019-06-18

Como Citar

Aparecida de Assunção, M. M., Castro Silva, D. G. J., & Felipe Ferreira, M. M. (2019). AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO INSTITUCIONAL: estudo de uma instituição de ensino superior privada no Distrito Federal. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 1(1), 04–27. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/157