COMO SER UM LÍDER EM UM NOVO CENíRIO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4053248

Palavras-chave:

Lí­der. Cenário. Aprendizagem. Competitividade

Resumo

Este estudo tem por objetivo ampliar a percepção sobre o tema liderança e  também estimular a reflexão sobre o papel do lí­der e seus desafios diante das exigências dos novos tempos. Liderança é uma temática que tem sido considerada essencial para a era atual. O processo da globalização e a revolução tecnológica impõem novas exigências ao mercado e os lí­deres são as pessoas que se destacam frente a esse cenário de mudanças. Em decorrência da importância do tema, este artigo caracterizou-se como um estudo de levantamento temático, procurando conceituar e contextualizar e comparar as principais teorias sobre liderança e sua influência no ambiente organizacional. O estudo inicia-se com uma reflexão sobre o tema frente í  era do conhecimento e expõe os atuais conceitos de lí­der e liderança. A seguir, são abordadas as principais teorias, segundo as referências pesquisadas, com o intuito de melhor compreender esse processo. Assim, a teoria dos traços, as teorias comportamentais, bem como as abordagens contemporâneas, as quais trazem as liderança dos traços, lideranças comportamentais, carismática, transacional, visionária e  transformacional, para dar  base para o desenvolvimento deste estudo. Por fim, questiona-se com qual olhar deve-se debruçar para compreender as exigências do atual cenário onde, sabe-se que,  uma análise da liderança, baseada por princí­pios, alinha todas as teorias de acordo com as necessidades e exigências do mercado atual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Assunção, Faculdade Processus -DF, Brasil

Afiliação  institucional:  Faculdade  Processus  (DF). Possui  mestrado  em  Administração  pela Universidade  Federal  de  Minas  Gerais  em  BH,  ano  de  1993.  É pós-graduada  em  Marketing  pela Fundação  Getúlio  Vargas  de  Brasília  de  1987  a  1988.  É  graduada  em  Administração  pela  União Educacional   de   Brasília   (1985) .   CV: http://lattes.cnpq.br/1180985988187856 .   E-mail: [email protected]. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2788-0023

Referências

BARRET, Richard. Libertando a alma da empresa: como transformar a organização numa entidade viva. São Paulo: Cultrix, 2000.

CAVALCANTI, Vera Lucia dos Santos; CARPILOVSKY, Marcelo; LUND, Myriam. Liderança e Motivação. (Reimpressão). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006 FERREIRA, 1986).

CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. 3.ed. São Paulo: McGrow-Hill, 1987. Vol. 1 e 2.2010.

HUNTER (2003 HAMPTON, D.R. Administração contemporânea: teoria, práticas e casos. São Paulo: McGrawHill, 1992

REIS, Ana Maria Viegas. Gestão de pessoas: aspectos comportamentais. 5.ed. Rio de Janeiro: FGV Management, 2002. Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial.

ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

______. Comportamento organizacional. 9.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

STONER, J.A.F.; FREEMAN, R.E. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 1999
TEIXEIRA, Gilnei Mourão; SILVEIRA, Aristeu Coelho da; BASTOS NETO, Carlos Pinheiro dos Santos. Gestão estratégica de pessoas. (Reimpressão). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006

Downloads

Publicado

2020-09-27