A APOSENTADORIA ESPECIAL DO SERVIDOR PÚBLICO E SUAS POLÊMICAS
Palavras-chave:
Aposentadoria Especial. Servidores Públicos. Problema legal. Atuação do Poder Judiciário.Resumo
O artigo traz considerações sobre celeuma acerca da aposentadoria especial dos servidores públicos. Isto porque, no que tange a previdência social, a Constituição Federal garantiu ao servidor público o direito ao benefício referido, deixando, contudo, ao encargo da Lei Complementar a regulamentação desta matéria, sendo que até o presente momento não houve a criação de tal lei, gerando assim várias dúvidas no que diz respeito a aplicabilidade da norma programática prevista na nossa Carta Política. Em virtude disso, ao longo do tempo, ocorreram muitas alterações legais, atos normativos expedidos pelo Ministério da Previdência Social e do Trabalho, em torno do tema. Muitos mandados de injunção foram impetrados junto ao Superior Tribunal de Justiça, e só então, com a edição da Súmula 33 do STF, a qual dispõe que "Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do regime geral da previdência social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, até a edição de lei complementar específica" foi dado ao servidores públicos o mínimo de segurança jurídica no que diz respeito í s decisões judiciais acerca da aposentadoria especial.
Downloads
Referências
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Decreto Lei nº. 3. 048 de 6 de maio de 1999.
IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. Niterói. Editora Impetus, 2012.
SANTOS, Marisa Ferreira dos. Curso Prático de Direito Previdenciário. São
Paulo. Saraiva, 2013.
Lei nº. 3.807 de 26 de agosto de 1960.
Lei nº. 8.213 de 24 de julho de 1991.
Súmula nº. 33 do Supremo Tribunal do Federal.
Artigos disponíveis na internet nos sites:
(http://segurancaetrabalho.com.br/dowload/aposenta-donadon.pdf),
(http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI201814,71043Sumula+vinculante+33+e+a+regulamentacao+do+direito+a+aposentadorias)
(http://www.espacovital.com.br/publicacao-30499-aposentadoria-especial-dosservidores-publicos)
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.