Percepção dos colaboradores de uma instituição privada de ensino superior de Brasília sobre as práticas e instrumentos de gestão do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7258415

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento. Conhecimento Organizacional. Estudo de Caso.

Resumen

Vivencia-se uma nova configuração mercadológica, resultante de uma era denominada de sociedade do conhecimento, na qual o conhecimento passou a ser o principal fator de produção, necessitando, portanto, ser gerenciado para se tornar um diferencial organizacional competitivo. Este artigo foi resultado de um estudo de caso de caráter descritivo, explicativo e exploratório, com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), mediante a adoção de pesquisa documental e de questionário para coleta de dados, com base nas técnicas de análise documental, de conteúdo e estatística para os dados coletados, visando a analisar as práticas e ferramentas de gestão de conhecimento sob a percepção dos colaboradores do lócus de pesquisa. Dentre os resultados obtidos, destacou-se que as práticas “assistências de colegas” e “normatização e padronização das atividades” foram as que apresentaram maior percepção de disponibilização frequente, enquanto que as práticas “coaching” e “cafés do conhecimento” foram as que apresentaram menor percepção de disponibilização frequente. As práticas “brainstorming” e “informações advindas de inteligência competitiva” foram as que apresentaram maior utilização pelos respondentes que perceberam alta frequência de disponibilização de tais práticas, enquanto que “centros de inovações” e “biblioteca corporativa” foram as que apresentaram menor utilização pelos referidos respondentes. A maioria dos respondentes percebeu a alta contribuição de todas as práticas de gestão de conhecimento utilizadas para a realização das atividades. O sistema com maior percepção de alta frequência de disponibilização foi o “sistema de workflow”, o qual, juntamente com o “sistema de informações gerenciais”, foi o mais utilizado, enquanto que todos os sistemas foram percebidos pela maioria dos respondentes como altamente contributivos para a realização das atividades, com destaque para o “sistema de apoio à decisão” e o “customer relationship management”. As ferramentas com maior percepção de alta frequência de disponibilização foram as “ferramentas de colaboração”, “ferramentas de busca avançada” e “gestão eletrônica de documentos”, as quais também foram as mais utilizadas.

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Biografía del autor/a

Pedro César Silva dos Santos, Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Brasília, DF, Brasil

[1] Possui graduação em Administração pela Universidade Estácio de Sá(2004), especialização em MBA Executivo em Negócios Financeiros pelo Fundação Getúlio Vargas(2007), especialização em Docência Virtual e Presencial no Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília(2020), especialização em Pós-Graduação em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá(2006), especialização em MBA em Marketing pela Universidade Estácio de Sá(2016), especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília(2019), especialização em Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações com Ênfase em BSC pela Universidade Católica de Brasília(2013), mestrado-profissionalizante em Gestão Estratégica de Organizações pelo Instituto de Educação Superior de Brasília(2021), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Municipal 11.12.16 Jean Mermoz(1980) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Méier(1983)

Paulo César Rodrigues Borges, Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Brasília, DF, Brasil

[2] Dupla nacionalidade (brasileira e portuguesa), graduado como Oficial de Intendência do Exército Brasileiro (AMAN/1979), curso equivalente ao bacharelado em Administração pela Resolução Normativa nr 547/CFA, de 31/10/2018. Graduado em Engenharia Cartográfica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/1987), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/1993), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB/2003) e doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME/1997)

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Publicado

2022-07-20

Cómo citar

Santos, P. C. S. dos, & Borges, P. C. R. (2022). Percepção dos colaboradores de uma instituição privada de ensino superior de Brasília sobre as práticas e instrumentos de gestão do conhecimento . Revista Processus De Políticas Públicas Y Desarrollo Social, 4(7), 148–221. https://doi.org/10.5281/zenodo.7258415

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