MODELO DE NEGOCIOS SOCIALES CANVAS

Autores/as

Palabras clave:

Llienzo Social. Empresas Colectivas. Economí­a Solidaria

Resumen

El documento tiene como objetivo discutir un modelo alternativo de CANVAS para ser aplicado en las organizaciones de la sociedad civil. El CANVAS propuesto se adapta a todas las empresas con misión social a través de actividades orientadas a los intercambios sociales. CANVAS se aplicó a una organización de la sociedad civil y a una empresa colectiva no estructurada. El resultado del análisis muestra que el CANVAS utilizado actualmente no cubre todas las necesidades de los grupos sociales y revela las posibilidades reales de planificar el negocio de las empresas de acuerdo con las necesidades reales de este grupo especí­fico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dr. Alessandro Aveni, Faculdade Processus - DF (BRASIL)

Bacharel em Administração e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília-UnB, Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Statale de Milano e em Administração pela Universidade Cormerciale Luigi Bocconi di Milano ambas na Itália. Possui também Especialização em Estratégia Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas ? FGV. Foi Gerente de Desenvolvimento da Rede Comercial e de Planejamento e Controle na Royal Dutch Shell/Itália. Exerceu função como gerente de desenvolvimento da rede comercial, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell ,Responsável de Tecnologia da Informação em diversos projetos, sociedades de consultoria e bancos italianos. No Brasil, entre 2005 e 2017, atuou como Professor na UnB, nas modalidades presencial e a distânca, em Administração, com ênfase em: Análise de Sistemas, Orçamento, Finanças e Matemática Financeira) e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Entre 2009 e 2010 lecionou na Universidade Estadual de Goiás ? UEG, como Professor de Administração, com ênfase em: Administração Estratégica, Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Gestão de Custos. Entre 2012 e 2014 foi estagiário e docente no departamento de Geografia UnB abordando os temas de Política e geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Está em processo de conclusão do doutorado. Entre 2016 e 2018 Atuou como Professor de Gestão de projetos e Gestão do Terceiro setor no curso de Administração Pública da Faculdade Processus Campus II (nota 5 MEC) Foi pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ? IPEA em 2015 (Projeto: Rede Urbana do Brasil) Atualmente é Professor de Gestão do Terceiro setor da facultade Processus, de Empreendedorismo no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico ? CDT/UnB, onde atua também no ensino de Graduação e Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação ? PPGPRONIT/UnB. Professor voluntário na Multincubadora do CDT onde participa de dois projetos de pesquisa. Ingressou em 2018 no Pód-Doc do Profnit com a pesquisa sobre Indicações Geográficas. È pesquisador do grupo Inovação e pesquisa em transportes - GIPT no CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240310NX9IPZB.

Cv:  http://lattes.cnpq.br/0679425851663633

E-mail: [email protected]

Citas

AVENI A. Empreendedorismo contemporâneo. Ed. ATLAS São Paulo. 2014

AVENI A. Canvas Social: tecnologia para modelar a missão e os impactos do terceiro setor. Revista JRG de Estudos Acadêmicos - Ano I (2018), volume I, n.2, ISSN: 2595-1661 – 22

BRASIL. Lei nº 13.019/2014.
_______ Lei nº 9.867/1999:
Normann, R. Management For Growth. Chichester: Wiley. 1977
Normann, R. Reframing Business. When The Map Changes The Landscape. Chichester: Wiley. 2001.
Osterwalder Alexander. The Business Model Ontology - A Proposition In A Design Science Approach 2004. Disponí­vel em http://www.hec.unil.ch/aosterwa/PhD/Osterwalder_PhD_BM_Ontology.pdf). PhD thesis University of Lausanne

Santos, Milton, 1926-2001 A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos. - 4. ed. 2. reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. - (Coleção Milton Santos; 1)

Publicado

2019-06-25

Cómo citar

Aveni, D. A. (2019). MODELO DE NEGOCIOS SOCIALES CANVAS. Revista Processus De Políticas Públicas Y Desarrollo Social, 1(1), 39–48. Recuperado a partir de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/159