A questão universitária no Brasil e o desafio da inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7163765

Palavras-chave:

Ensino superior. Inclusão social. Ações afirmativas. Escolaridade.

Resumo

O ensino superior no Brasil tem como desafio, a inclusão social de alunos oriundos de camadas sociais carentes. A inserção desses alunos no meio universitário precisa considerar a autonomia do ensino superior, bem como a escolaridade deficiente dessas camadas sociais. Além disso, há ainda a insuficiência de recursos financeiros, por parte desses alunos, que precisa ser contornada para que a inclusão social se estabeleça. Não se pode esquecer do Ensino à Distância, que favoreceu um maior número de matrículas de estudantes pobres, uma vez que as disciplinas ofertadas nessa modalidade são menos onerosas que as disciplinas presenciais. As políticas públicas de ações afirmativas definitivamente contribuíram para a inclusão social no ensino superior brasileiro.

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Biografia do Autor

Samuel Costa da Silva, Centro Universitário Processus - UniProcessus, DF, Brasil

[1] Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil, Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB, Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB, Pós-doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB.

Mônica Gontijo da Silva, Universidade Católica de Brasília UCB, DF, Brasil

[2] Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Silva, S. C. da, & Silva, M. G. da. (2022). A questão universitária no Brasil e o desafio da inclusão social . Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 4(7), 26–38. https://doi.org/10.5281/zenodo.7163765

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