A questão universitária no Brasil e o desafio da inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7163765Palavras-chave:
Ensino superior. Inclusão social. Ações afirmativas. Escolaridade.Resumo
O ensino superior no Brasil tem como desafio, a inclusão social de alunos oriundos de camadas sociais carentes. A inserção desses alunos no meio universitário precisa considerar a autonomia do ensino superior, bem como a escolaridade deficiente dessas camadas sociais. Além disso, há ainda a insuficiência de recursos financeiros, por parte desses alunos, que precisa ser contornada para que a inclusão social se estabeleça. Não se pode esquecer do Ensino à Distância, que favoreceu um maior número de matrículas de estudantes pobres, uma vez que as disciplinas ofertadas nessa modalidade são menos onerosas que as disciplinas presenciais. As políticas públicas de ações afirmativas definitivamente contribuíram para a inclusão social no ensino superior brasileiro.
Downloads
Referências
BARRETO, Arnaldo Lyrio; FILGUEIRAS, Carlos A. L. Origens da Universidade Bra-sileira. Revista Química Nova, Vol. 30, n. 7, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000700050> Acesso em: 5 out. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. 2017a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24>. Acesso em: 03 jun. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. 2017b. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art107>. Acesso em: 10 jun. 2021.
CENPEC – Painel de desigualdades educacionais no Brasil. Disponível em: <https://desigualdadeseducacionais.cenpec.org.br/permanencia-escolar-resulta-dos.php?contextos=estudante&sexo=masculino&raca=Branca&barreira=reprovacao> Acesso em: 16 set. 2022.
CLP. Entendendo os conceitos básicos de políticas públicas. São Paulo: CLP, 2019. Disponível em: <https://www.clp.org.br/entendendo-os-conceitos-basicos-mlg2-de-politicas-publicas-mlg2/> Acesso em: 08 out. 2022.
CNE. PARECER CNE/CP Nº: 11/2020, Brasília: MEC, 2020. Disponível em: <https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-CNE-CP-11-2020.pdf> Acesso em: 8 out. 2022.
CRISTALDO, Heloisa. Censo: matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais. Agência Brasil, 2022. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2022-02/censo-matriculas-em-cursos-superiores-de-ead-superam-presenci-ais#:~:text=Segundo%20o%20Inep%2C%20esse%20fen%C3%B4meno,%2C6%25)%2C%20pelos%20presenciais> Acesso em: 23 set. 2022.
DAVIS, Mike. Planeta Favela. São Paulo: Editora Boitempo, 2006.
DINIZ, Gabriel. Entendendo os conceitos básicos de Políticas Públicas. Centro de Liderança Pública - CDL, 2019. Disponível em: <https://www.clp.org.br/entendendo-os-conceitos-basicos-mlg2-de-politicas-publicas-mlg2/?gclid=CjwKCAjwvsqZBhAlEiwAqAHElX8B-lI-eR_IMKJOvrDSqAmMQOMEUzgh1s5J50PBu0apgZVc6Xe63JBoCvFMQAvD_BwE> Acesso em: 27/09/2022.
IBGE / PNAD. Relatório Geral. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/pt/inicio.html> Acesso em 18 jun. 2021
ILHÉU, Taís. Brasil tem uma das piores taxas de Ensino Superior do mundo. Revis-ta Guia do Estudante, São Paulo: Editora Abril, 2019. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/brasil-tem-um-das-piores-taxas-de-ensino-superior-do-mundo-diz-ocde/> Acesso em: 05 out. 2022.
INEP. Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf> Acesso em: 18 jun. 2021.
INEP. Censo Escolar. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar> Acesso em: 8 out. 2022.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta; MARTINS, Carlos Benedito. Ensino Superior no Brasil: uma visão abrangente in DWYER, Tom... [et al.] Jovens Universitários em um mundo em transformação. Brasília: IPEA, 2016 Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7351/1/Jovens%20universit%C3%A1rios%20em%20um%20mundo%20em%20transforma%C3%A7%C3%A3o_uma%20pesquisa%20sino-brasileira.pdf> Acesso em: 8 out. 2022.
OECD. Education at a Glance 2019: OECD Indicators. OECD Publishing, Paris: 2019. Disponível em: <https://read.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2019_f8d7880d-en#page4> Acesso em: 05 out. 2022.
QEdu. Relatório Geral. Disponível em: <https://novo.qedu.org.br/brasil/distorcao-idade-serie?dependence=0&localization=0&stageId=initial_years&year=2015> Acesso em: 16 set. 2022
OMNIA. Mundo Educação. São Paulo, 2020:UOL. <https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/acoes-afirmati-vas.htm#:~:text=Al%C3%A9m%20da%20dimens%C3%A3o%20material%2C%20oportunizada,ciganos> Acesso em: 08 out. 2022.
REZENDE, Milka de Oliveira. Ações afirmativas. Mundo Educação, Publicação UOL, 2021. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/acoes-afirmativas.htm> Acesso em: 27 set. 2022.
SOUZA, Dominique Guimarães de; MIRANDA, Jean Carlos; SOUZA, Fabiano dos Santos. Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil. Revista Educação Pública, v. 19, nº 5, 2019. Disponível em <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/5/breve-historico-acerca-da-criacao-das-universidades-no-brasil> Acesso em: 05 out. 2022.
STALLIVIERI, Luciane. O sistema de ensino superior do Brasil: características, tendências e perspectivas. Caxias do Sul-RS: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2007.
TRINDADE, Hélgio (Org.). Universidade em ruínas. Petrópolis-RJ: Editora Vozes/ Porto Alegre-RS: CIPEDES, 1999.
UNICEF. Trajetórias de Sucesso Escolar: enfrentamento da cultura do fracasso escolar. Brasília: UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2021. Dis-ponível em: <https://trajetoriaescolar.org.br/> Acesso em: 8 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.