A FELICIDADE COMO OBJETO FINAL DA JUSTIÇA? Uma análise do texto Justiça, de Michael J. Sandel
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4121254Palavras-chave:
Justiça, Felicidade, Direito, Igualdade, Liberdade.Resumo
Descobrir o que é justiça é o grande desafio imposto aos estudiosos do Direito. Uma sociedade justa procura promover a virtude dos seus cidadãos? Ou a lei deveria ser neutra quanto í s concepções concernentes í virtude, deixando os cidadãos livres para escolher por conta própria a melhor forma de viver? Essa questão abordada por Michael J. Sandel em seu livro Justiça é de grande importância, pois reacende um debate clássico na filosofia do Direito, na filosofia Política e na própria história dessas duas disciplinas, pois diz respeito a três grandes correntes do pensamento filosófico quanto í justiça: as teorias utilitaristas, as teorias sobre a defesa da liberdade individual e as teorias sobre a virtude. A obra Justiça, de Michael J. Sandel é analisada neste artigo, sob as perspectivas filosóficas, jurídicas e sociológicas.
Downloads
Referências
GRISOTTO, Raquel. Michael J. Sandel, o popstar da ética. Revista Época Negócios. São Paulo: Editora Globo, 2017. Acesso em 7/10/2020. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/05/michael-j-sandel-o-popstar-da-etica.html
SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
_________________. O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
_________________. Contra a perfeição. Ética na era da engenharia genética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
_________________. A tirania do mérito. O que aconteceu com o bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
SHIRLEY, Robert Weaver. Antropologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.