RESENHA DO ARTIGO INTITULADO “A LÓGICA DO PODER, A HETERONORMATIVIDADE E O RACISMO: O EPISTEMICÍDIO E A SUBALTERNIDADE COMO ESTRATÉGIAS DE REPRESSÃO E DE VULNERABILIDADE.”
Abstract
Esta é uma resenha do artigo “A lógica do poder, a heteronormatividade e o racismo: o epistemicídio e a subalternidade como estratégias de repressão e de vulnerabilidade”. Este artigo é de autoria de: Jonas Rodrigo Gonçalves. O artigo resenhado foi publicado no periódico, Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano 2020, Vol 03, n.06, jan.-dez., 2020. A estrutura lógica do poder isola aquilo que não atende aos padrões de hegemonia e afeta diretamente as questões relacionadas ao sexo. A heteronormatividade será baseada na relação padronizada entre soberania e eugenia. Portanto, a lógica do racismo se perpetua em pessoas que não pertencem aos grupos de negros, pardos, índios, etc. A ideia de um corpo em vez de ser humano está repleta da imaginação do pensamento moderno. Por conseguinte, o objetivo é refletir sobre a lógica do poder, da heterossexualidade e do racismo, utilizando a epistemologia e a secundária como estratégias de suprimir os menos favorecidos.
Downloads
References
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987. GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 6.ed. Brasília: JRG, 2015.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo; A lógica do poder, a heteronormatividade e o racismo:o epistemicídio e a subalternidade como estratégias de repressão e de vulnerabilidade Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Ano 2020, Vol 03, n.06, jan.-dez., 2020.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. 3, n. 7, p. 95–107, 2020. DOI:10.5281/zenodo.3969652. Disponível em: http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/41. Acesso em: 3 ago. 2021.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Modelo de resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista Processus Multidisciplinar. Vol. 1, n. 2, p. 04-07, ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/225. Acesso em: 03 ago. 2021.
TOURAINE, Alain. Iguais e diferentes: poderemos viver juntos? São Paulo: Instituto Piaget, 1990. p. 215.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.