A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA DENÚNCIA DA CONVENÇÃO Nº 158 DA OIT POR ATO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5122935

Abstract

O tema deste artigo é: A (in)constitucionalidade da denúncia da convenção nº 158 da OIT por ato do presidente da república. Investigou-se o seguinte problema: A denunciação unilateralmente a Convenção 158 da OIT por ato do presidente da república é constitucional? Cogitou-se a seguinte hipótese: Existe uma lacuna sobre o tema apontando o viés da convenção, por tratar de dois ramos do Direito: Os direitos humanos, atinentes ao direito ao trabalho. O objetivo geral é: Analisar a hierarquia dessa norma internacional. Os objetivos específicos são: Análise da Convenção 158 da OIT; Constitucionalidade do ato do Presidente da República; Denunciação unilateralmente a Convenção. Este trabalho é importante para um operador do Direito devido a falta de debate, por se tratar de uma matéria pouco recorrente e que já foi grandiosamente debatida por referências dentro do Direito Brasileiro. para a ciência, é relevante pois falta de um norte cria diversas linhas apontando para direções impossíveis dentro da lógica jurídica internacional; agrega à sociedade pelo fato de a convenção afetar todas a partes na relação trabalhista do empregado ao empregador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses. Esta pesquisa teve como conclusão a inconstitucionalidade do ato do presidente da república, sem o referendo do Congresso Nacional em se tratando de direitos humanos atinentes ao direito ao trabalho, tendo assim a convenção o status de norma supralegal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Romeu Felix Menin Junior, Instituto Federal de Brasília, IFB, DF, Brasil

Especialista em Direito do Trabalho, em Direito Tributário, em Metodologia do Ensino de História e Geografia. Estudante de Geografia e Controle Ambiental. Bacharel em Direito e Tecnólogo em Gestão Ambiental.

 

Published

2021-07-22

How to Cite

Menin Junior, R. F. (2021). A (IN)CONSTITUCIONALIDADE DA DENÚNCIA DA CONVENÇÃO Nº 158 DA OIT POR ATO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Revista Processus Multidisciplinar, 2(3), 58–77. https://doi.org/10.5281/zenodo.5122935