A reparabilidade do dano moral no âmbito das relações familiares

Autores

Resumo

O tema deste artigo é “A Reparabilidade do Dano Moral no Âmbito das Relações Familiares”. Investigou-se o seguinte problema: “Será que nas relações familiares a responsabilidade por dano moral deverá ser analisada de forma casuística a fim de não ocorrer a banalização?”. Cogitou-se a seguinte hipótese “Toda traição é passível de reparação por dano moral?”. O objetivo geral é “abordar em quais situações dentro do âmbito familiar que cabem a reparação por dano moral”. O objetivo específico é “faz-se necessário analisar como que o Poder Judiciário tem explorado cada caso concreto, com o propósito de não trivializar o ressarcimento por dano moral”. Este trabalho é importante para os operadores do Direito, pois provoca a todos envolvidos discussão, questionamentos acerca do que realmente abarca o dano moral nas questões de família, tema tão amplo, fazendo com que haja uma aproximação para uma solidez científica sobre a problemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Maria Castelo Branco da Silva, Centro Universitário Processus, UniProcessus, DF, Brasil

[1] Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Processus, UniProcessus, DF, Brasil

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARDIN, Valeria Silva Galdino. Dano moral no direito de família. São Paulo: Saraiva, 2012.

FILHO, José Tenório Nunes. Responsabilidade civil e dano moral: uma abordagem sobre o dever de fidelidade no casamento. ACTIO Revista de Estudos Jurídicos, Maringá-PR Volume 1, n. 28, jan./jun. 2018.

FRANÇA, Kelli. Danos morais nas relações de família: uma análise das situações passíveis de reparação cível no âmbito familiar. Revista de Direito UNIFACEX, Natal RN, Volume 7, n.1, p. 40-58, 2018.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol. II, p. 02-28, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol. II, p. 29-55, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.

OLIVEIRA, Jose Sebastião de; CANEZIN, Claudete Carvalho. Da responsabilidade civil na violação da dignidade da pessoa humana na sociedade conjugal. Revista Jurídica Cesumar – Mestrado, Volume 7, n. 1, p. 149-179, jan./jun. 2007.

ROSENVALD, Nelson. A singularidade do ilícito endofamiliar e da responsabilidade civil na conjugalidade. Revista IBERC, Volume 3, n. 1, p. 1-8, jan./abr. 2020.

Downloads

Publicado

2023-02-22

Como Citar

Silva, L. M. C. B. da. (2023). A reparabilidade do dano moral no âmbito das relações familiares. Revista Processus Multidisciplinar, 4(7), 01–13. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/867