DIREITO À SEGURANÇA DOS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DE PRISÕES

Autores

Resumo

O presente artigo é um estudo da aplicação do princípio da proporcionalidade pela Súmula Vinculante de nº 11, de 2008, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do modo que a intervenção estatal, em um determinado aspecto do conjunto social, acaba por refletir em outro seguimento, especificamente, nos órgãos e servidores responsáveis pela execução de prisões e tem como objetivo abordar o direito à segurança pela perspectiva dos responsáveis pela execução de prisões demonstrando, assim, a necessidade do Estado fornecer novos instrumentos de trabalho para os profissionais de segurança pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Couto de Melo, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[1] Graduado em Física - UNB- 2006, Pós Graduado em Escrivania Policial - UCB - 2009, Pós Graduado em Economia Brasileira para Negócios - USP - 2016, Graduando de Direito, último semestre, UniProcessus.

Referências

BERGMAN, Ávila Humberto. A distinção entre princípios e regas e a redefinição do dever de proporcionalidade. Revista de Direito Administrativo. Rio de Janeiro, v. 215, p. 151-179, jan/mar, 1999.

BONAVIDES, Paulo. Princípio da Constitucionalidade e Teoria do Direito: Direito Constitucional: estudos em homenagem a Paulo Bonavides. Eros Roberto Grau e Willis Santiago
Guerra Filho (orgs) São Paulo: Malheiros, 2001.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 4 ed. Coimbra: Almedina, 1993.

DE MORAIS, Alexandre. Direito Constitucional. 27ª ed. Niteroi: Impetus, 2007.

DURVAL, Hermano. Direito à imagem. São Paulo. Saraiva. 1988.

GRECO FILHO, Vicente. Direito Processual Civil Brasileiro. 2.º Volume. 11.ª ed. São Paulo: Saraiva. 1996.

GUERRA, Sérgio. Revista eletrônica de direito do Estado, nº 2 abril/maio/junho – Salvador- Bahia.

LARENZ, Karl. Metodologia na ciência do direito. Tradução de José Lamego. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Guilbenkian, 1989.

PAULO, Vicente. Direito Constitucional descomplicado. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

2022-05-10

Como Citar

Melo, M. C. de. (2022). DIREITO À SEGURANÇA DOS RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DE PRISÕES. Revista Processus Multidisciplinar, 3(5), 47–55. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/multi/article/view/674