Diretrizes para Autores

 

Como parte do processo de submissão editorial, os autores devem verificar a conformidade do texto com as diretrizes da Revista.

Para formatar os artigos, consultar seguintes as normas: ABNT NBR 6022/2018 – artigo em publicação periódica técnica e/ou científica; ABNT NBR 6028/2003 – Resumo; ABNT NBR 10520/2002 – Citações; ABNT NBR 6023/2018 – Referências. ABNT– Regras Gerais

O autor deverá manter atualizado o seu perfil cadastral e, para fins de submissão de novo texto, preencher de forma completa os itens de informação abaixo indicados em “Condições para Submissão”.

Diretrizes para Autores

Os artigos deverão ser submetidos diretamente pela plataforma de submissão do OJS (colocar link da submissão), após o cadastro de pelo menos um dos autores no periódico (link do cadastro). Caso não consiga realizar a submissão pela plataforma, os artigos deverão ser enviados em formato de arquivo digital para o e-mail [email protected].

Digitação

O texto deverá ser digitado com o uso do editor de texto “Microsoft Word for Windows”, em formato A4 (21,0 x 29,7), com margem superior e esquerda de 3 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, fonte “Arial”, com espaçamento simples (1,0) entre linhas. No caso de uso de fonte especiais, especialmente das línguas originais, deve-se informar a fonte utilizada e enviá-la juntamente com o artigo.

Estrutura do artigo

O artigo precisa contar com a seguinte estrutura mínima: título em língua portuguesa e em língua inglesa; resumo; palavras-chave; abstractkeywords; introdução; desenvolvimento; considerações finais; referências.

Resumo / Abstract

O resumo e sua tradução para o inglês, o abstract, não podem ultrapassar 250 palavras, com informações que permitam uma adequada caracterização do artigo como um todo. No caso de artigos científicos, o resumo deve informar o objetivo, a metodologia aplicada e os resultados principais. Deverão ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave (keywords) logo após o Resumo e o Abstract.

Texto principal

O título do artigo deverá ser escrito em negrito, letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 12. Os subtítulos deverão ser alinhados à esquerda (sem recuo), negrito e fonte tamanho 12. O texto padrão também deve ser em fonte tamanho 12, com espaçamento simples entrelinhas. Citações deverão ser digitadas em fonte tamanho 11, com recuo da margem esquerda de 4,0 cm, e notas de rodapé digitadas em fonte tamanho 10. No decorrer do texto, as referências deverão ser feitas em Sistema Autor-data. Recomenda-se que os artigos contenham de 20 a 80 mil caracteres (incluídos os títulos, notas e espaços). As abreviaturas utilizadas devem obedecer às convenções universais e, quando for o caso, abreviaturas não convencionais poderão ser usadas, seguidas de sua forma em extenso, entre parênteses na sua primeira citação.

Referências

A lista de referências efetivamente utilizadas no artigo deverá ser apresentada ao final, em ordem alfabética por sobrenome de autores, de acordo com a Norma ABNT/NBR-6023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Obras anônimas tem sua entrada a partir do título do artigo ou pela entidade responsável por sua publicação. A referência deve ser alinhada à esquerda, sem recuo para a sua segunda linha. Deve-se pular uma linha entre uma referência e outra.

 

Categoria dos Artigos

Editoriais: Trabalhos escritos a convite, por sugestão do Conselho Editorial, ou por um de seus membros. O máximo de páginas é 03 (três) e não devem ultrapassar 10 (dez) referências.

Artigos originais: apresentam os resultados obtidos em pesquisas de natureza empírica ou experimental original, pesquisas de metodologia qualitativa e formulações discursivas de efeito teorizante. O máximo de páginas é 40 (quarenta), incluindo figuras, tabelas, gráficos, etc. – que não devem ultrapassar 10 (dez) páginas – e referências.

Artigo de revisão: revisão sistematizada e atualizada da literatura sobre um tema específico, podendo ser integrativa, sistemática, metanálise ou de literatura. O máximo de páginas é 40 (quarenta), incluindo figuras, tabelas, gráficos, etc. – que não devem ultrapassar 10 (dez) – e referências.

Artigos de reflexão: estudos discursivos com caráter teorizante baseados em fundamentação sólida sobre o estado atual de determinado objeto de pesquisa. Inclui manuscritos que revelam pensamentos, opiniões e questões que, sob um encadeamento lógico, contribuam para o aprofundamento de assuntos da área. O máximo de páginas é 40 (quarenta), incluindo figuras, tabelas, gráficos, etc. – que não devem ultrapassar 10 (dez) – e referências.

Relato de Caso(s)/Série de Casos/Estudos de Caso(s): descrição detalhada e análise crítica de um ou mais casos, típicos ou atípicos, baseado em revisão bibliográfica ampla e atual sobre o tema. O autor deve apresentar um problema em seus múltiplos aspectos, sua relevância. Estruturalmente devem apresentar: introdução, breve revisão da literatura, relato do caso, discussão e conclusões que podem incluir recomendações para conduta dos casos relatados. O máximo de páginas é 40 (quarenta), incluindo figuras, tabelas, gráficos, etc. – que não devem ultrapassar 10 (dez) – e referências.

Ensaios: referem-se a trabalhos que trazem uma reflexão e discussão sobre determinado assunto que possa gerar questionamentos e hipóteses para pesquisas futuras. O máximo de páginas é 40 (quarenta), incluindo figuras, tabelas, gráficos, etc. – que não devem ultrapassar 10 (dez) – e referências.

Observação: Todo o texto deve ser redigido na terceira pessoa e de forma impessoal.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

TAXAS DE PROCESSO E PUBLICAÇÃO DOS ARTIGOS

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

a) submissão de artigo: 0,00 (BRL)
Não são cobradas taxas de submissão de artigo

b) processamento: 0,00 (BRL)
não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.