Noções da análise fundamentalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7150640

Palavras-chave:

Investimento. Análise técnica. Análise fundamentalista.

Resumo

Comumente escutamos pessoas dizendo que querem ganhar dinheiro no mercado de capitais, contudo a maioria não sabe como. Sendo assim, muita gente lê um ou dois livros, faz um curso e já se acha preparada para lidar com um mercado cheio de peculiaridades. Na maioria dos casos as pessoas se dão mal, isto é, perdem dinheiro, e ainda saem falando mal do mercado. Uma alternativa para atuar no mercado de capitais é uma abordagem menos ousada, ou seja, sem aquele dinamismo do day trade, isto é, o que apresentamos neste material é a indicação de se investir no longo prazo com vistas ao aumento da renda, pensando no longo prazo. Apresentamos ao leitor as noções básicas da análise fundamentalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Rabelo Brito, Centro Universitário UniProcessus, DF, Brasil

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2000). Pós-graduado em gestão financeira pela Universidade de Fortaleza (2002). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2007). Foi professor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), da FAECE/FAFOR, das Faculdades Cearenses (FaC), do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (UNIDESC). Foi Professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), de fevereiro de 2011 até julho de 2015. Em julho de 2015 contratado como Professor da Faculdade Processus. Em abril de 2022, a então Faculdade Processus passou à condição de Centro Universitário: UniProcessus

Wilson de Oliveira, Centro Universitário UniProcessus, DF, Brasil

Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (1998) e graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Atualmente é professor em tempo parcial do Centro Universitário Processus - UniProcessus. Tem experiência na área de Matemática, Finanças, Probabilidade e Estatística.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre & LIMA, Fabiano Guasti. Fundamentos de Administração Financeira. 3ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2016.

BODIE, Zvi; KANE, Alex; MARCUS, Alan J. Investimentos. 10 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

KOBORI, José. Análise fundamentalista: Como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

MARTINS, Carlos Felipe Pinto. Manual dos supersinais da análise técnica. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

REIS, Tiago; TOSETTO, Jean. Guia Suno de dividendos: A estratégia para investir na geração de renda passiva. São Paulo: Editora Vivalendo, 2017.

ROCKEFELLER, Barbara. Análise técnica para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

SIEGEL, Jeremy J. Investindo em ações no longo prazo: o guia indispensável do investidor do mercado financeiro. 5 ed. – Porto Alegre: Bookman, 2015.

EXAME, Invest. Perfis de investidor: o que são e como definir o seu. 20 jun. 2022. Disponível em: <https://exame.com/invest/btg-insights/perfis-de-investidor-o-que-sao-e-como-definir-o-seu_red-02/>. Acesso em: 28 set. 2022.

ÓRAMA, Investimentos. Renda fixa. Disponível em: <https://www.orama.com.br/investimentos/renda-fixa/>. Acesso em: 02 out. 2022.

INFOMONEY. CDI: O que é, como funciona e como se relaciona com seus investimentos. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/guias/cdi/>. Acesso em: 02 out. 2022.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Taxa Selic. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/taxaselic>. Acesso em: 02 out. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/indicadores#ipca>. Acesso em: 02 out. 2022.

MODALMAIS. IGP-M: o que é, para que serve e histórico atualizado (2022). Disponível em: <https://www.modalmais.com.br/blog/igpm/>. Acesso em: 02 out. 2022.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Sobre a CVM. Disponível em: <https://www.gov.br/cvm/pt-br/acesso-a-informacao-cvm/institucional/sobre-a-cvm>. Acesso em: 02 out. 2022.

STATUS INVEST. Investimentos. Disponível em: <https://statusinvest.com.br/>. Acesso em: 02 out. 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-20