CPC 46 - Mensuração do valor justo - aspectos introdutórios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.6383357

Palavras-chave:

CPC 46. Mensuração a Valor Justo.

Resumo

Neste trabalho, foi apresentada, de forma muito breve, uma perspectiva histórica do surgimento da mensuração a valor justo. Também foi apresentado e discutido o conceito de valor justo (fair value) bem como as aplicações da norma contábil que trata do assunto: CPC 46 / IRFS 13. For fim, foram apresentados os conceitos de transação, preço, mercado principal e mercado vantajoso e feitas as considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Bonifácio de Araújo Júnior, Faculdade Processus, DF, Brasil

[1] Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é professor titular da Faculdade Processus.

Referências

BRASIL, Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS (CPC). Pronunciamento técnico CPC 46 – Mensuração do valor justo. Brasília, 2012.

GELBCKE, Ernesto Rubens et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

NIYAMA, Jorge Katsumi. SILVA, César Augusto Tibúrcio. Teoria da contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-20