Artigo 01: ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DIAGNÓSTICO E TENDÊNCIAS

Autores

  • Dr. Gustavo Javier Castro Silva Faculdade Processus, PROCESSUS, Brasil; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

Palavras-chave:

ENSINO SUPERIOR, DIAGNÓSTICO, TENDÊNCIAS

Resumo

O setor de ensino superior é afetado por bruscas e profundas mudanças em função dos impactos causados pela globalização e pela intervenção reguladora do Estado. Estão em curso profundas transformaçóƒes tecnológicas, financeiras e pedagógico- estruturais, agravadas por um conjunto de medidas e recomendaçóƒes privatizantes externas. Os abalos estruturais da educação têm provocado perplexidade ou uma postura orientada para a obtenção de lucratividade a qualquer preço. Para tal fim, as agências multilaterais, praticamente, impóƒem a transformação da universidade pública e gratuita em uma instituição privada, regulada para a obtenção de vantagens competitivas do mercado. O primeiro passo para a privatização da universidade consiste em uma política de desenvestimento estatal e, conseqüentemente, no paulatino sucateamento e perda de eficácia institucional. Portanto, a pretexto de otimizar os lucros, e, assim, resolver a "crise da universidade", far-se-ia necessário convertê-la em uma empresa como qualquer outra. A privatização da universidade redundaria na perda da autonomia e, assim, em sua total descaracterização institucional, com o sacrifício da pesquisa em virtude de seus altíssimos custos.

Biografia do Autor
Possui graduação em Filosofia - Pontificia Universidad Catolica de Valparaiso (1987), mestrado em Ciência Polí­tica pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1991), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasí­lia (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasí­lia (2008). Tem experiência na área de Ciência Polí­tica, com ênfase em Ética, Polí­tica Educacional e Teoria das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: polí­tica internacional, polí­ticas públicas, América Latina e ensino superior. Foi Pró-reitor de Graduação do Centro Universitário Euro-Americano (2003-2006), Diretor do Centro de Pós-Graduação Lato-sensu do Centro Universitário Euro-Americano, Coordenador e professor titular do Mestrado em Ciência Polí­tica do Centro Universitário Euro-Americano (2008-2009). Desde 2009 é Diretor Acadêmico, Procurador Institucional e Professor de Pós-graduação na Faculdade Processus, na qual também ministra a disciplina Teoria do Estado e Ciência Polí­tica no curso de Direito. Também é consultor ad hoc do INEP.   Referências  ATCON, Rudolph. Rumo aÌ€ Reformulação Estrutural da Universidade Brasileira. Rio de
Janeiro: Ministério da educação e Cultura, 1966.
FÁVERO, M. L. A. A universidade no Brasil: das Origens aÌ€ Reforma de 1968. Educar. Curitiba: Editora UFPR, no 28, pp. 17-36, 2006.
FRAUCHES, Celso da Costa e FAGUNDES, Gustavo M. LDB Anotada e Comentada. Brasília: Ilape, 2003.
MARTINS, Carlos Benedito (Org.). Ensino Superior Brasileiro. São Paulo: Editora Brasilense, 1989.
__Notas sobre o Sistema de Ensino Superior Brasileiro Contemporâneo, USP, Nesub, 1999.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI. São Paulo: Cortez, 2003.
__Pela mão de Alice. O Social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2005.
SGUISSARDI, V. Educação Superior: O Banco mundial reforma suas teses e o Brasil Reformará sua Política?. Educação Brasileira, Vol. 22, no 45, Brasília, jul-dez, 2000.
TRIGUEIRO, Michelangelo Santoro. Geração de tecnologia e legitimação: Limites e Possibilidades nas Novas Biotecnologias. Brasília: Universidade de Brasília, 1991, Tese de Doutoramento.
__Reforma Universitária: Mudanças no Ensino Superior Brasileiro. Brasília: Paralelo 15, 2004.
__Ensino Superior Privado no Brasil. Brasília: Paralelo 15 – São Paulo, Marco Zero, 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-20