Artigo 01: O ESPORTE COMO GERADOR DE NEGÓCIOS PARA AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS NO BRASIL
Palavras-chave:
ESPORTE, GERADOR DE NEGÓCIOS, INSTITUIÇÕES FINANCEIRASResumo
O esporte surgiu para os profissionais de marketing como uma alternativa aÌ€ publicidade tradicional, pois, através dele, as empresas conseguem atingir o consumidor em seu momento de lazer, onde ele está mais receptivo aÌ€s suas mensagens e produtos, oportunizando assim, a criação de estratégias de mercado para obter um diferencial da concorrência e chamar a atenção de seu público. Um dos primeiros segmentos no Brasil a utilizar o esporte como ferramenta de comunicação com seus clientes foi o bancário, entre o final da década de 70 e início da de 80. Atualmente, o setor é um dos maiores investidores do esporte, indo do futebol aos campos de golfe. Em pesquisa realizada pela TNS Sport e divulgada pela revista Isto EÌ Dinheiro de 10/09/2008, o setor foi associado ao futebol por 15,20% dos entrevistados, destacando-se o Itaú como instituição financeira mais lembrada pelos torcedores, uma vez que o mesmo patrocina o Campeonato Brasileiro deste ano. Das 10 marcas que mais cresceram na lembrança do público, 50% eram bancos.
Biografia do AutorPossui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina(2002).
Referências
AFIF, Antó‚nio. A Bola da Vez: o marketing esportivo como estratégia de sucesso. São Paulo: Editora Infinito, 2000.
ATLETAS olímpicos estrelam segunda fase de "Promoção Ourocard". Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/ultimas_conteudo Atletas_olimpico s_estrelam_segunda_fase_de Promocao_Ourocard_>. Acesso em: 10 set. 2008.
BANCO do Brasil patrocina etapa do Mundial de Vó‚lei de Praia. Disponível em: <http://www.reunion.com.br/Banco_do_Brasil_patrocina_etapa_do_Mundial_de_Volei_d e_Praia_1281_1>. Acesso em: 14 set. 2008.
BANRISUL lança linha de crédito especial para os colorados. Disponível em: <http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&secao=&codigo=408 8>. Acesso em: 09 set. 2008.
BEZERRA, Luiz Abner de Holanda. Metodologia de Pesquisa. 2008. Apostila – (Especialização em Marketing Esportivo) – Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, São José, 2008.
BB patrocina mundial de vó‚lei de praia. Disponível em: <http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=10117>. Acesso em: 09 set. 2008.
BCN Esportes. Disponível em: <http://mktesportivo.com.br/case2.htm>. Acesso em: 17 set. 2008.
BRADESCO patrocinará maratona do IAS. Disponível em: <http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=9565>. Acesso em: 10 set. 2008.
CASE Caixa Econó‚mica Federal. Disponível em: <http://cfgusmao.sites.uol.com.br/>. Acesso em 19 set. 2008.
CASTRO JR., Deosir Flávio Lobo de. Noçóƒes de Marketing. 2007. Apostila – (Especialização em Marketing Esportivo) - Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, São José, 2007.
CORRÊA, Welinton Cassiano Silva; CAMPOS, Karleny Gomes da Silva Batista. Marketing Esportivo como Estratégia de Incremento na Construção e Consolidação da Marca. 2008. 22p. Artigo – (Especialização em Marketing com Responsabilidade Social) – Centro Universitário de Caratinga, Carating/MG, 2008.
CRAQUES do Santander nos trens da CPTM. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Craques_do_Santander_ nos_trens_da_CPTM>. Acesso em: 08 set. 2008.
EMBAIXADORES do Esporte. Disponível em: <http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/esp2/eb/Projeto.jsp>. Acesso em: 15 set. 2008.
FIFA realiza Copa do Mundo de Futsal em São Paulo. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/ultimas_conteudo/?Fifa_realiza_Cop a_do_Mundo_de_Futsal_em_Sao_Paulo>. Acesso em: 08 set. 2008.
FRANCO, Matheus. Santander projeta futuro no futebol. Disponível em: <http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=9772>. Acesso em: 16 set. 2008.
GALBRAITH, Robert. Espetáculo da superação. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/index.jsp?Espetaculo_da_s uperacao>. Acesso em: 04 set. 2008.
GOLAÇO do Santander. Disponível em: <http://portalexame.abril.com.br/degustacao/secure/degustacao.do?COD_SITE=35&COD _RECURSO=211&URL_RETORNO=http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes /0864/marketing/m0081226.html>. Acesso em: 11 set. 2008.
HISTÓRIA do Vó‚lei Santander. Disponível em: <http://www.santander.com.br/portal/gsb/script/templates/GCMRequest.do?page=392 &entryID=4153#&entryID=4159>. Acesso em: 13 set. 2008.
HSBC continua com Rally dos Sertóƒes. Disponível em: <http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=9494>. Acesso em: 06 set. 2008.
HSBC cria "TC Solidariedade" para apoiar paraatletas. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/ultimas_conteudo/?HSBC_cria TC_S olidariedade em_para_apoiar_paraatletas>. Acesso em: 30 set. 2008.
HSBC patrocina WTCC no Brasil. Disponível em: <http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=8411>. Acesso em: 10 set. 2008.
LEVIN, Tereza. Diversidade de Açóƒes Marca Olimpíadas. Disponível em: <http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?from_info_index= 11&infoid=46799&query=simple&search_by_authorname=all&search_by_field=tax&searc h_by_headline=false&search_by_keywords=any&search_by_priority=all&search_by_secti on=all&search_by_state=all&search_text_options=all&sid=6&text=caixa+econ%F4mica+fe deral>. Acesso em: 18 set. 2008.
LOIS, Nicolas Caballero. Marketing Esportivo. 2007. Apostila – (Especialização em Marketing Esportivo) – Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, São José, 2007.
MARCHI JR., Wanderley. "Sacando" o Voleibol: do amadorismo aÌ€ espetacularização da modalidade no Brasil (1970-2000). 2001. 282p. Tese - (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
MURAD, Fernando. Santander investe 7 milhóƒes de euros na Libertadores. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Santander_investe_7_mil hoes_de_euros_na_Libertadores>. Acesso em: 08 set. 2008.
Santander firma patrocínio com Bruno Senna. Disponível em: <http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Santander_firma_patroci nio_com_Bruno_Senna>. Acesso em: 05 set. 2008.
NASSAR, Paulo. Guga e a marca do Banco do Brasil. Disponível em: <http://listas.cev.org.br/arquivos/html/cevmkt/2001-07/msg00239.html>. Acesso em: 15 set. 2008.
NETO, Francisco Paulo de Melo. Marketing Esportivo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. PIONEIRISMO no apoio ao esporte. Disponível em <http://www.finasaesportes.com.br/historia/programa.asp>. Acesso em: 17 set. 2008. PITTS, Brenda G.; STOTLAR, David K. Fundamentos de Marketing Esportivo. São Paulo:Phorte, 2002.
POZZI, Luís Fernando. A Grande Jogada: teoria e prática do marketing esportivo. São Paulo: Globo, 1998.
PROMOÇÃO Temporada Premiada Santander. Disponível em: <http://www.santander.com.br/document/gsb/RegTempPremSantander_julho08.pdf>Ac esso em: 13 set. 2008.
SANTANDER. Disponível em: http://www.santander.com.br/portal. Acesso em: 13 set. 2008. SCHMIDT, Jorge Augusto; SANTOS, Karen Mendes. Grande Sacada: a trajetória do vó‚lei gaúcho campeão. Canoas: Editora da Ulbra, 1999.
SEGALLA, Amauri. O Jogo das Marcas. Revista Isto EÌ Dinheiro, São Paulo, 10 set. 2008. Negócios. Disponível em <http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/571/artigo101099-2.htm>. Acesso em: 22 set. 2008.
SOUZA, Simone Castelo Branco de. Marketing Esportivo da Caixa como Fator de Vantagem Competitiva Sustentável. 2003. 66p. Monografia - (Especialização em Marketing) - Fundação Getúlio Vargas, Brasília, 2003.
VOÌ‚LEI de Quadra. Disponível em: <http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/esp2/vq/Projeto.jsp>. Acesso em: 13 set. 2008.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.