REDES SOCIAIS E CROWDSOURCING CONSTITUCIONAL
Palavras-chave:
Crowdsourcing Constitucional. Poder Constituinte. Redes Sociais. Hermenêutica Constitucional. Texto Constitucional.Resumo
O tema deste artigo é Crowdsourcing Constitucional. Este artigo pretende responder ao seguinte problema: "Como as redes sociais podem influenciar na interpretação hermenêutica constitucional?". Cogitou-se as seguintes hipóteses: aferir a tendência das redes sociais como veículos de convencimento sobre questões constitucionais e avaliar a possibilidade do crowdsourcing na elaboração de normas constitucionais. Possui como objetivo geral demonstrar a persuasão da utilização das redes sociais sobre a hermenêutica constitucional e o poder constituinte. Para os operadores de direito é possível associar as tecnologias digitais com o Direito Constitucional; para a ciência o tema abordado supre a carência por ferramentas que proporcionem maior participação política dos cidadãos nas decisões políticas constitucionais; é perceptível o ganho da sociedade, já que há envolvimento dos cidadãos na concretização de um texto constitucional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com duração de três meses.
Downloads
Referências
CONTIPELLI, Ernani. Crowdsourcing Constitution: solidariedade e legitimação democrática na pós modernidade. Revista Eletrônica Direito & Política. Programa de Pós-Graduação Scrito Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI. Ano 2013, Vol.8, n.3.
COSTA, Henrique Araújo; FERNANDES, Ricardo Vieira de Carvalho; CARVALHO, Angelo Gamba Prata de. Tecnologia Jurídica e Direito Digital. 2017.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 2016.
PINTO E SILVA, Cristiana Maria Fortini. Pode a colaboração constitucional fortalecer a legitimidade dos processos de construção constitucional? Revista Brasileira de Estudos Políticos. 2018, Vol.116, n.1.
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.