DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A BUSCA POR ENERGIA LIMPA
Palavras-chave:
Energia. Fontes alternativas. Hidrelétrica. Energia dos oceanos. Energia eólica. Energia solar.Resumo
Este artigo trata das inconveniências da dependência, quase exclusiva, do Brasil de energia de matriz hidrelétrica. A escassez e a falta de regularidade de chuvas têm afetado o país e o risco de colapso do sistema elétrico nacional preocupa a todos. Nesse sentido, aponta para a necessidade de desenvolvimento de outras formas de energia, tais como: energia proveniente dos oceanos,energia eólica, energia solar. Destaca, ainda, que, mesmo que essas novas fontes de energia limpa sejam, a princípio, mais caras que a tradicional energia hidrelétrica, o país não pode ficar inerte e deixar para investir nesses novos setores quando for tarde.
Downloads
Referências
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 10.ago.2014.
. Ministério do Meio Ambiente. Energia Eólica. Disponível em:
<http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica>. Acesso em
9.ago.2014.
. Ministério do Meio Ambiente. Energia Maremotriz. Disponível
em:<http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-maremotriz>. Acesso
em: 10.ago.2014.
. Portal Brasil. Infraestrutura. Potencial hidrelétrico brasileiro está entre
os cinco maiores do mundo. Disponível em:
<http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/potencial- hidreletrico-brasileiro-esta-entre-oscinco-maiores-do-mundo>. Acesso em: 6.ago.2014.
BRAZIL WINPOWER. Disponível em:<http://www.brazilwindpower.org/pt/>.
Acesso em: 9.ago.2014.
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. São
Paulo: Saraiva,2007.
ONU. A ONU e o Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.onu.org.br/a-onuem-acao/a- onu-e-o-meio-ambiente/>. Acesso em 10.ago.2014.
ROTAS ESTRATÉGICAS - SETOR ENERGIA. Energia que vem das ondas –
Primeira usina da América Latina.
Disponível em:<http://rotaenergia.wordpress.com/2012/06/05/energia-que-vemdas-ondas-primeira- usina-da-america-latina/>. Acesso em 2.ago.2014
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.