A AGENDA DE 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DOS PROGRAMAS ESTRUTURAIS DO PROGRESSO DE INFORMAÇÃO NA AMÉRICA LATINA
Palavras-chave:
AGENDA, DESARROLLO, BRECHAS ESTRUCTURALES, PROGRESO INFORMACIONAL, AMERICA LATINAResumo
Este ensaio refere-se í discussão do diagnóstico de lacunas estruturais para a Desenvolvimento latino-americano e seu impacto no desenvolvimento informacional da região com base em o estudo apresentado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPAL no documento Horizons 2030: Igualdade no Centro de Desenvolvimento Sustentável. A análise é baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS até 2030 proposto em 2015 pela Organização das Nações Unidas - ONU e também no conceitos relacionados ao tópico levantado por Fernando Calderón, Manuel Castells e Pekka Himanen.
Downloads
Referências
http://www.bbc.com/mundo/noticias/2015/01/150116_economia_corea_del_sur_razones_des
arrollo_lf
Calderón, Fernando (2016). "Reconsideración del desarrollo humano", en Castells, M. y
Himanen, P. (Eds.), Reconceptualización del desarrollo en la era global de la información,
Fondo de Cultura Económica, Santiago de Chile (pp. 265-303).
Castells, M. y Himanen, P. (2016), "Modelos de desarrollo en la era global de la información:
construcción de un marco analítico", en Castells, M. y Himanen, P. (Eds.), op. cit. (pp. 27-44).
CEPAL (2015). Desarrollo social inclusivo: una nueva generación de Políticas para superar la
pobreza y reducir la desigualdad en América Latina y el Caribe. Recuperado en:
<http://repositorio.cepal.org/handle/11362/39100>.
______ (2016). Horizontes 2030: la igualdad en el centro del desarrollo sostenible. Recuperado
en: <http://periododesesiones.cepal.org/36/es/documentos/horizontes-2030-la-igualdadcentro-desarrollo-sostenible-sintesis>.
______ (2016). Agenda 2030 y los Objetivos de Desarrollo Sostenible: una oportunidad para
América Latina y el Caribe. Recuperado en: <http://repositorio.cepal.org/handle/11362/40155>
______ (2016). Estudio Económico de América Latina y el Caribe 2016: La Agenda 2030 para
el Desarrollo Sostenible y los desafíos del financiamiento para el desarrollo. Recuperado en:
<http://repositorio.cepal.org/handle/11362/40326>.
FLACSO (2016). Maestría en Desarrollo Humano. Asignatura: Desarrollo Humano II. Clase
3. Una relectura del enfoque de Desarrollo Humano. Recuperado en:
<http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=164431>.
FLACSO (2016). Maestría en Desarrollo Humano. Asignatura: Desarrollo Humano II. Clase
8. Una relectura del enfoque de Desarrollo Humano. Recuperado en:
<http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=164431>.
Fusch, Victor (1965). Toward a theory of proverty. Chamber of Commerce of the U. S.
Himanen, P. (2016), "La dignidad como desarrollo", en Castells, M. y Himanen, P. (Eds.), op.
cit. (pp. 305-342).
OECD (2015). Programa internacional de evaluación de los alumnos (PISA). Recuperado en
http://www oecd.org/centrodemexico/medios/programainternacionaldeevaluaciondelos
alumnos pisa.htm
PNUD (2015). Informe sobre desarrollo humano 2015 "trabajo al servicio del desarrollo
humano". Recuperado en: <http://hdr.undp.org/sites/ default/files/2015 _human_
development_report_overview_-_es.pdf>.
REPETTO, Fabián (2010). "Coordinación de Políticas sociales: abordaje conceptual y revisión
de experiencias latinoamericanas", en Acuña, Carlos (comp.) Los desafíos de la coordinación
y la integralidad de las Políticas y gestión pública en América Latina, Proyecto de
Revista Processus de Estudos de Gestão, jurídicos e Financeiros – ISSN: 2237-2342 (impresso) / L-ISSN: 2178-2008 (on-line).
Ano VII, Vol.VII, n.25, jan./mar., 2016. 29
Modernización del Estado, JGM, Buenos Aires.
Sen, Amartya (2000). Desarrollo y libertad. Buenos Aires, Planeta.
Stiglitz, Joseph (1994). El crecimiento y la productividad, Capítulo 37, en Economía, Editorial
Ariel, Barcelona.
UOL (2015). Pisa: desempenho do Brasil piora em leitura e 'empaca' em ciências. Recuperado
en http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-emleitura-e-empaca-em-ciencias.htm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Processus de Estudo de Gestão, jurídicos e Financeiros como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.