Autismo: normatividade e aplicabilidade no universo das necessidades específicas

Autores/as

Palabras clave:

Autismo. TEA. Normativas. Leis. Inclusão.

Resumen

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a normatividade existente e sua respectiva aplicabilidade no universo das necessidades específicas do Transtorno do Espectro Autista-TEA, apresentando a legislação vigente que busca assegurar a inclusão e proteção da pessoa com autismo, analisando a correlação entre a legislação e o universo das necessidades específicas do autista. O TEA é distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar, por esses motivos, repertório restrito de interesses e atividades O autismo ainda é pouco difundido entre a sociedade e até mesmo entre os profissionais que são requeridos para o trabalho interdisciplinar, o que tem dificultado tanto o diagnóstico como a intervenção. No Brasil existe o esforço em promover a inclusão das pessoas com autismo. Existem normativas que estão sendo aplicadas no universo das necessidades específicas do TEA, visando assegurar a inclusão e proteção da pessoa com o transtorno, assegurando-lhes direitos e garantias em diferentes áreas. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, a partir da pesquisa bibliográfica e documental analisados na abordagem qualitativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eunice Nóbrega Portela, Universidade de Brasília- UnB, DF, Brasil

[1] Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Social pela Universidade de Brasília. Professora universitária. Administradora Educacional. Consultora Empresarial. Gestora. Escritora. Pesquisadora.

Larissa Argenta Ferreira de Melo

[2] Mestranda em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios pelo Centro Universitário IESB. Pós- Graduada em Direito Processo Civil. Graduada em Direito pela UniDF e em Administração pela Universidade de Brasília. Advogada e Bancária. E-mail: [email protected]

Dirce Maria da Silva, Centro Universitário Unieuro, UNIEURO, DF, Brasil

[3] Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência com ênfase em Políticas Públicas pelo Centro Universitário Euroamericano/DF. Professora universitária e da Educação Básica. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão Pública e Negócios. Escritora. Pesquisadora.

Citas

ALMEIDA, Maíra Lopes; NEVES, Anamaria Silva. A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia? Psicol. cienc. prof. 40. Oct-Dec. 2020. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.BRASIL. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA et al. Políticas para o Autismo no Brasil: entre a Atenção Psicossocial e a Reabilitação. (Bruno Diniz Castro de Oliveira; Clara Feldman; Maria Cristina Ventura Couto; Rossano Cabral Lima). IMS-UERJ-PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva, Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro – UERJ, 2017.

SULKES, Stephen Brian (MD). Golisano Children’s Hospital at Strong, University of Rochester School of Medicine and Dentistry. Transtornos do espectro autista, 2022.

Manual MSD-Versão para profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista. Acesso em: 24, ago. 2022.

Publicado

2022-06-20