Breves considerações sobre as formas de cobrança dos sistemas hídricos e o monopólio natural
Palabras clave:
Recursos hídricos. Monopólio Natural. Terceira dimensão. Políticas Públicas. Cobranças.Resumen
O tema deste artigo são as formas de cobrança dos sistemas hídricos e o monopólio natural. Investigou-se o seguinte problema: “Como as formas de cobrança intrincadas ao monopólio natural afetam as políticas públicas?” Cogitou-se a seguinte hipótese “ o monopólio natural quando intricado a segmentos essenciais transformam as formas de cobrança em fatos de políticas públicas.” O objetivo geral é verificar o impacto do monopólio natural na relação de cobrança e fornecimento de águas e sua relação com as formulações de políticas públicas. Os objetivos específicos são: verificar a relação do estado com as fornecedoras.; como esta relação afeta no fornecimento e cobrança; como a relação que afeta o consumidor reflete-se no Estado. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a sua correlação com os recursos hídricos e sua legislação vigente; para a ciência, é relevante por ligação direta com o meio ambiente e o entendimento deste com o meio jurídico; agrega à sociedade pelo fato de os recursos hídricos serem de vital importância para sobrevivência e a forma como a sociedade trata com ele hoje, inclusive jurídica, afetará o amanhã, sendo estes direitos de dimensões diferentes, porém, igualmente importantes para desenvolvimento social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.
Descargas
Citas
AGÊNCIA SENADO. Proibição de cobrar taxa mínima de água e luz de família de baixa renda é aprovada pelo CAE. Senado Notícias, 2021. Disponível em: Proibição de cobrar taxa mínima de água e luz de família de baixa renda é aprovada na CAE — Senado Notícias. Acesso em 06 de outubro de 2022.
BITENCURT, Cleyde Maria Bitencurt; SANTOS, Nelson Martins dos Santos; NETTO, Larissa Elias Netto. Estudo de instituição e cobrança de tarifas de água e esgoto. 2017.
BISOL, Jairo Bisol; A aplicação da Norma Jurídica: Vagueza e ambiguidade. In: BRASÍLIA. Uniprocessus, 2022.
BRASIL, Superior Tribunal de Justiça. Resp.1937887. Proposta de Revisão de Entendimento firmado em tese repetitiva firmada pela Primeira Seção relativa ao Tema 414/STJ, quanto à forma de cálculo da tarifa progressiva dos serviços de fornecimento de água e de esgoto sanitário em unidades compostas por várias economias e hidrômetro único, após a aferição do consumo. Brasília, DF. 2021.
FERREIRA, Omar José Amazonas Ferreira; FILPO, Klever Paulo Leal Filpo et al. O emprego da Arbitragem no Âmbito Concorrencial: A proposta de um estudo de caso. Desafios Contemporâneos para a efetivação do Direitos Humanos. Rio de Janeiro. Pembroke Collins, 2021, p.136 a p.149.
GUIA DO ESTUDANTE. Obras de infraestrutura do Brasil na ditadura. Guia do Estudante. Disponível em: Obras de infraestrutura do Brasil na ditadura | Guia do Estudante (abril.com.br). Acesso em 06 de outubro de 2022.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de Mello. Igualdade. Enciclopédia Jurídica da PUC- SP. Disponível em: Igualdade (pucsp.br). Acesso em 06 de outubro de 2022.
PERLOFF, Jeffrey.M. Microeconomics. Berkeley. Pearson Education, 2012.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE EMPRESAS DE SANEAMENTO BÁSICO. Blog Saneamento Básico. Disponível em: Empresas de saneamento básico: Quais os tipos existentes?EOS Consultores. Acesso em 06 de outubro de 2022.
ROMANO, Rogério Tadeu Romano. Alguns apontamentos sobre os recursos hídricos. Jus.com.br, 2021. Disponível em: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS - Jus.com.br | Jus Navigandi. Acesso em 06 de outubro de 2022.
TUROLLA, Frederico Araujo Turolla; OHIRA, Thelma Harumi Ohira. A economia do saneamento básico. 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada