EL RESPECTO POR LA DIVERSIDAD SOCIAL Y LA PUBLICIDADE ENGAÑOSA A TRAVÉS DEL BLUEWASHING
Resumen
El sector del consumo, al ser muy amplio, acaba entrando en contacto, muy íntimamente, con múltiples diversidades. Sin embargo, ante una mentalidad todavía muy cerrada de proveedores y empleados, este comercio ha sido escenario de muchas violaciones de derechos por prejuicios. Como estas prácticas acaban desprestigiando la imagen del comercio, varias empresas esconden sus actitudes irresponsables bajo discursos de Bluewashing, que dicen ser socialmente responsables, cuando en realidad no lo son. Porque se trata de grupos históricamente vulnerables que se ven amenazados por estas prácticas disfrazadas de falsos discursos, se pretende, mediante una investigación bibliográfica y descriptiva, con un enfoque hipotético-deductivo y cualitativo, alertar a los consumidores sobre la falsedad de estos discursos, como forma de animarles a ir más allá de los discursos publicitarios del Bluewashing para comprobar la responsabilidad social de cada organización mercantil.
Descargas
Citas
ALVES, Fabrício Germano. Direito publicitário: proteção do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
ANDREOLI, Taís Pasquotto; NOGUEIRA, Ana Carolina Vieira. Falsos discursos mercadológicos: greenwashing x bluewashing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 69-87, 20 maio 2021. Trimestral.
AQUINO JÚNIOR, Geraldo Frazão. Contratos eletrônicos: a boa-fé objetiva e autonomia da vontade. Curitiba: Juruá, 2012.
SANTOS, Ivair Augusto Alves dos. Direitos humanos e as práticas de racismo: o que faremos com os brancos racistas? 2009. 498 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SILVA, Erica de Kassia Costa da; FERREIRA, Vanessa Rocha. A prática do Bluewashing pelas empresas: direitos fundamentais do trabalhador na relação laboral através da propaganda enganosa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONPEDI VALêNCIA - ESPANHA, 10., 2020, Valência. Anais [...] . Valência: Tirant Lo Blanch, 2020. p. 77-97.
VERBICARO, Dennis; SILVA, Luíza Tuma da Ponte; SIMÕES, Sandro Alex. A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO ESTATAL NO COMBATE ÀS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE GREENWASHING E BLUEWASHING NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: [s. s.]. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 61-80, 30 abr. 2021. Quadrimestral. Centro Universitario de Maringa.
WAKAHARA, Roberto. Bluewashing, desrespeito aos direitos fundamentais laborais e propaganda enganosa. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas, SP, n. 50, p. 165-175, jan./jun. 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada