RESUMEN AMPLIADO SOBRE CIRUGÍA METABÓLICA PARA PERSONAS CON DIABETES MELLITUS TIPO 2: POLÍTICAS PÚBLICAS Y DERECHOS DE LOS USUARIOS DEL SISTEMA ÚNICO DE SALUD (SUS) EN EL DISTRITO FEDERAL
Palabras clave:
Avaliação Nutricional. Cirurgia Metabólica. Diabetes Mellitus Tipo 2. Obesidade.Resumen
O tema deste artigo é "Cirurgia metabólica para indivíduos com diabetes mellitus tipo 2: políticas públicas e direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal". Investigou-se o seguinte problema: "como aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) usuários do SUS no Distrito Federal?" Cogitou-se a seguinte hipótese: "a cirurgia metabólica para DM2 é uma técnica nova e foi realizada pela primeira vez no Distrito Federal para usuários do SUS há cerca de 01 (um) ano, tornando-se imprescindível o acompanhamento nutricional de pacientes diabéticos no pré e pós-operatório". O objetivo geral é "investigar os efeitos da cirurgia metabólica para indivíduos com DM2 e a importância do acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório visando aumento da sobrevida com melhor qualidade de vida e, consequentemente, redução dos custos em saúde". Os objetivos específicos são: "descrever o impacto do DM2 como um sério problema de saúde pública"; "avaliar os efeitos da cirurgia metabólica para DM2 como um direito do usuário do SUS"; "averiguar a importância do acompanhamento nutricional nas fases pré e pós-operatória dessa modalidade terapêutica" e "enfatizar a necessidade de políticas públicas capazes de suprir as demandas em DM2, sem elevar os custos em saúde e, simultaneamente, proporcionar uma atenção integral a saúde dos diabéticos, no âmbito do SUS". Este estudo é importante em uma perspectiva individual devido í alta ocorrência de casos de DM2 no Brasil, particularmente no DF e nas nossas famílias, assim como, a elevada incidência de pacientes que não respondem ao tratamento convencional mesmo mediante a política de distribuição gratuita de medicamentos, materiais para aplicação de insulina e monitorização da glicemia capilar. Para a ciência, é relevante porque pode estabelecer uma sistemática (intervenção cirúrgica e acompanhamento nutricional específico), cujo sucesso aumenta a qualidade de vida desses pacientes que não respondem a um tratamento habitual e diminui as taxas de mortalidade por esta doença; agrega í sociedade pelo fato de reduzir o gasto público com os tratamento e internações por esta enfermidade, cujo recurso economizado pode contribuir para o aprimoramento do acompanhamento nutricional desta doença, além de servir de um possível modelo para o tratamento de outras doenças. Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre o tema por meio de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos.
Descargas
Citas
BORGES, D. B.; LACERDA, J. T. Ações Voltadas ao Controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: Proposta de Modelo Avaliativo. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 162-178, 2018.
CAMPOS, J. et al. O papel da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com obesidade grau I e diabete tipo 2 não controlados clinicamente. ABCD. Arquivos Basileiros de Cirurgia Digestiva, São Paulo, 2016.
FLOR, L. S.; CAMPOS, M. R. Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores Associados na População Adulta Brasileira: Evidências de um Inquérito de Base Populacional. Rev. Bras. Epidemiol, v. 20, n. 1, p. 16-29, 2017.
MALTA, D.C. et al. Cuidados em Saúde entre Portadores de Diabetes Mellitus Autorreferido no Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev. Bras. Epidemiol., v. 18, n. 2, p. 17-32, 2015.
NUNES, S. et al. Consenso Nacional para o Tratamento Cirúrgico da Diabetes Tipo 2. Revista Portuguesa de Diabetes; v. 13, n. 2, p. 78-86, 2018.
OLIVEIRA, M.R.M., FORTES, R.C. Efeitos da Gastroplastia Redutora com Derivação Intestinal em Y de Roux sobre a obesidade grave e Síndrome Metabólica: uma Revisão de Literatura. Com. Ciências Saúde. v. 24, n. 3, p. 267-280, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada