RESUMEN AMPLIADO SOBRE CIRUGÍA METABÓLICA PARA PERSONAS CON DIABETES MELLITUS TIPO 2: POLÍTICAS PÚBLICAS Y DERECHOS DE LOS USUARIOS DEL SISTEMA ÚNICO DE SALUD (SUS) EN EL DISTRITO FEDERAL

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação Nutricional. Cirurgia Metabólica. Diabetes Mellitus Tipo 2. Obesidade.

Resumen

O tema deste artigo é "Cirurgia metabólica para indiví­duos com diabetes mellitus tipo 2: polí­ticas públicas e direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal". Investigou-se o seguinte problema: "como aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) usuários do SUS no Distrito Federal?" Cogitou-se a seguinte hipótese: "a cirurgia metabólica para DM2 é uma técnica nova e foi realizada pela primeira vez no Distrito Federal para usuários do SUS há cerca de 01 (um) ano, tornando-se imprescindí­vel o acompanhamento nutricional de pacientes diabéticos no pré e pós-operatório". O objetivo geral é "investigar os efeitos da cirurgia metabólica para indiví­duos com DM2 e a importância do acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório visando aumento da sobrevida com melhor qualidade de vida e, consequentemente, redução dos custos em saúde". Os objetivos especí­ficos são: "descrever o impacto do DM2 como um sério problema de saúde pública"; "avaliar os efeitos da cirurgia metabólica para DM2 como um direito do usuário do SUS"; "averiguar a importância do acompanhamento nutricional nas fases pré e pós-operatória dessa modalidade terapêutica" e "enfatizar a necessidade de polí­ticas públicas capazes de suprir as demandas em DM2, sem elevar os custos em saúde e, simultaneamente, proporcionar uma atenção integral a saúde dos diabéticos, no âmbito do SUS". Este estudo é importante em uma perspectiva individual devido í  alta ocorrência de casos de DM2 no Brasil, particularmente no DF e nas nossas famí­lias, assim como, a elevada incidência de pacientes que não respondem ao tratamento convencional mesmo mediante a polí­tica de distribuição gratuita de medicamentos, materiais para aplicação de insulina e monitorização da glicemia capilar. Para a ciência, é relevante porque pode estabelecer uma sistemática (intervenção cirúrgica e acompanhamento nutricional especí­fico), cujo sucesso aumenta a qualidade de vida desses pacientes que não respondem a um tratamento habitual e diminui as taxas de mortalidade por esta doença; agrega í  sociedade pelo fato de reduzir o gasto público com os tratamento e internações por esta enfermidade, cujo recurso economizado pode contribuir para o aprimoramento do acompanhamento nutricional desta doença, além de servir de um possí­vel modelo para o tratamento de outras doenças. Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre o tema por meio de artigos cientí­ficos publicados nos últimos cinco anos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Costa Fortes, Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, Brasil.

Doutora em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB)-DF. Mestra em Nutrição Humana pela UnB-DF. Especialista em Nutrição Clí­nica, Enteral e Parenteral, com Metodologia Teórica e Prática pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP). Especialista em Nutrição Clí­nica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Especialista em Clí­nica e Terapêutica Nutricional pelo Instituto de Pesquisa Capacitação e Especialização (IPCE). Especialista em Nutrição Clinica (Programa de Residência) pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Tutora em Educação í  Distância (EaD). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-MG. Nutricionista do Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) da Região Central da SES-DF. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Rede: Atenção ao Câncer da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), SES-DF. Professora Titular e Orientadora do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da ESCS/FEPECS/SES-DF. Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF. Coordenadora do Curso de Nutrição da UNIP-DF. Recebeu, como profissional de Nutrição, Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados í  comunidade do DF. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5453042571253174. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0583-6451. E-mail: [email protected].

Raquel Martins Rocha, Universidade Paulista, UNIP, SP, Brasil.

Doutora em Nutrição Humana, Coordenadora e Docente da Universidade Paulista – Campus Brasília. CV Lattes: ID – 5453042571253174. CV: http://lattes.cnpq.br/5453042571253174. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0583-645. E-mail: [email protected].

 

Wirllâne Borges Araujo, Universidade Paulista, UNIP, SP, Brasil.

Discente da Universidade Paulista – Campus Brasília. CV: http://lattes.cnpq.br/3628787361784336. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9501-8662. E-mail: [email protected].

Citas

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION (ADA). Diabetes Care. v. 42, sup. 1., 2019.

BORGES, D. B.; LACERDA, J. T. Ações Voltadas ao Controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: Proposta de Modelo Avaliativo. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 162-178, 2018.

CAMPOS, J. et al. O papel da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com obesidade grau I e diabete tipo 2 não controlados clinicamente. ABCD. Arquivos Basileiros de Cirurgia Digestiva, São Paulo, 2016.

FLOR, L. S.; CAMPOS, M. R. Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores Associados na População Adulta Brasileira: Evidências de um Inquérito de Base Populacional. Rev. Bras. Epidemiol, v. 20, n. 1, p. 16-29, 2017.

MALTA, D.C. et al. Cuidados em Saúde entre Portadores de Diabetes Mellitus Autorreferido no Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev. Bras. Epidemiol., v. 18, n. 2, p. 17-32, 2015.

NUNES, S. et al. Consenso Nacional para o Tratamento Cirúrgico da Diabetes Tipo 2. Revista Portuguesa de Diabetes; v. 13, n. 2, p. 78-86, 2018.

OLIVEIRA, M.R.M., FORTES, R.C. Efeitos da Gastroplastia Redutora com Derivação Intestinal em Y de Roux sobre a obesidade grave e Sí­ndrome Metabólica: uma Revisão de Literatura. Com. Ciências Saúde. v. 24, n. 3, p. 267-280, 2018.

Publicado

2020-12-14