LA DECONSTRUCCIÓN DE LA CIUDADANÍA ANTE LA NUEVA REGULACIÓN LABORAL: UNA NUEVA ERA DE PREACARIZACIÓN
Palabras clave:
Cidadania social. Neoliberalismo. Precarização. SolidariedadeResumen
O presente trabalho buscou analisar, através de uma abordagem materialista histórico-dialética, de que modo o fortalecimento da ideologia ultraliberal que assola as esferas públicas brasileiras tem levado a uma nova era de precarização e redução de direitos. Isso tem afetado diretamente os direitos de cidadania, de sorte que, uma vez analisado o desenvolvimento de seu conceito e a forma como esses direitos são concebidos atualmente, foi possível correlacioná-los com as perspectivas de trabalho e fazer uma análise crítica da redução das capacidades humanas de negociação e participação, especialmente no contexto econômico liberal hodierno, em que a expansão dos mecanismos de funcionamento da exploração capitalista vem provocando profundas transformações negativas na vida social do trabalhador. Concluiu-se, enfim, pela necessidade de se pensar alternativas para uma proteção social mais efetiva para os trabalhadores, especialmente uma que se baseie em valores democráticos e humanistas. Acima de tudo, é essencial que a racionalidade econômica e individualista que pauta a atuação estatal nos dias atuais seja substituída por uma racionalidade solidária, que encare o cidadão como sujeito de direito, como sujeito social e, sobretudo, como ser humano dotado de dignidade.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Jailton Macena de. Constituição, cidadania e trabalho: premissas para o reconhecimento de uma racionalidade estatal pautada na solidariedade. Revista Direito, Estado e Sociedade, n. 52, p. 134-158, 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em set. 2020.
______. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação í s novas relações de trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm>. Acesso em set. 2020.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
MARSHALL, Thomas Humphrey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MASTRODI, Josué; AVELAR, Ana Emília Cunha. O conceito de cidadania a partir da obra de TH Marshall: conquista e concessão. Cadernos de Direito, v. 17, n. 33, p. 3-27, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada