Autismo: normatividade e aplicabilidade no universo das necessidades específicas
Palavras-chave:
Autismo. TEA. Normativas. Leis. Inclusão.Resumo
Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a normatividade existente e sua respectiva aplicabilidade no universo das necessidades específicas do Transtorno do Espectro Autista-TEA, apresentando a legislação vigente que busca assegurar a inclusão e proteção da pessoa com autismo, analisando a correlação entre a legislação e o universo das necessidades específicas do autista. O TEA é distúrbio do neurodesenvolvimento, caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar, por esses motivos, repertório restrito de interesses e atividades O autismo ainda é pouco difundido entre a sociedade e até mesmo entre os profissionais que são requeridos para o trabalho interdisciplinar, o que tem dificultado tanto o diagnóstico como a intervenção. No Brasil existe o esforço em promover a inclusão das pessoas com autismo. Existem normativas que estão sendo aplicadas no universo das necessidades específicas do TEA, visando assegurar a inclusão e proteção da pessoa com o transtorno, assegurando-lhes direitos e garantias em diferentes áreas. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, a partir da pesquisa bibliográfica e documental analisados na abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maíra Lopes; NEVES, Anamaria Silva. A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia? Psicol. cienc. prof. 40. Oct-Dec. 2020. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.BRASIL. LEI Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
BRASIL. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), 2015.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.
MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA et al. Políticas para o Autismo no Brasil: entre a Atenção Psicossocial e a Reabilitação. (Bruno Diniz Castro de Oliveira; Clara Feldman; Maria Cristina Ventura Couto; Rossano Cabral Lima). IMS-UERJ-PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva, Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro – UERJ, 2017.
SULKES, Stephen Brian (MD). Golisano Children’s Hospital at Strong, University of Rochester School of Medicine and Dentistry. Transtornos do espectro autista, 2022.
Manual MSD-Versão para profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista. Acesso em: 24, ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada