O (DES) regulamento do novo Fundeb: aplicações e contradições

Autores

Palavras-chave:

Financiamento da Educação. Fundeb. Recursos.

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem sobre o financiamento da educação brasileira, enfocando o (des) regulamento do novo Fundeb a partir das aplicações e contradições no uso desse recurso. O estudo teve como objetivo analisar as alterações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), identificando formas de desregulamentações e contradições nas aplicações do financiamento da Educação, com relação à Lei nº 14.113/2020 e suas alterações, advindas da Lei nº 14.276/2021. O problema que se buscou investigar foi “quais as alterações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e quais as formas de desregulamentações e contradições nas aplicações do financiamento da Educação, com relação à Lei nº 14.113/2020”? O Fundeb representou uma evolução com relação à política anterior de manutenção e desenvolvimento do Ensino. Embora tenha utilizado o mesmo processo, passou a redistribuir um montante maior de impostos, utilizando como referência o número de matrículas de toda a Educação Básica e não somente do Ensino Fundamental, determinando a implantação gradativa da distribuição de recursos para as etapas não contempladas anteriormente. Contudo, ainda apresenta incongruências quanto à sua aplicação e, por falta de regulamentação, encontra-se contradições entre a legalidade e utilização dos recursos. A metodologia utilizada foi o estudo exploratório e descritivo, com levantamento bibliográfico e documental e análise de abordagem qualitativa.

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Biografia do Autor

Eunice Nóbrega Portela, Universidade de Brasília- UnB, DF, Brasil

[1] Doutora em Educação com ênfase em Psicologia Social pela Universidade de Brasília. Professora universitária. Administradora Educacional. Consultora Empresarial. Gestora. Escritora. Pesquisadora.

Dirce Maria da Silva, Centro Universitário Unieuro, UNIEURO, DF, Brasil

[2] Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência com ênfase em Políticas Públicas pelo Centro Universitário Euroamericano/DF. Professora universitária e da Educação Básica. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão Pública e Negócios. Escritora. Pesquisadora.

Referências

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Publicado

2022-10-19