A adjudicação compulsória extrajudicial na Lei nº 14.382/2022

Autores

Palavras-chave:

Adjudicação compulsória. Extrajudicial. Inovações.

Resumo

O tema deste artigo é analisar as novidades trazidas pela Lei nº 14.382, de 27 de junho de 2022, no que tange à adjudicação compulsória extrajudicial. Investigou-se o seguinte problema: “Quais as inovações legislativas referentes à adjudicação compulsória?” Cogitou-se a seguinte hipótese “é uma medida capaz de propiciar a redução nas demandas judiciais”. O objetivo geral é verificar os impactos para a sociedade decorrentes da adjudicação compulsória extrajudicial. Os objetivos específicos são: quais impactos para a sociedade; quais os benefícios, quais as diferenças com os demais institutos. Este trabalho é importante em uma perspectiva social porque possibilita uma nova ferramenta de exercício de direito dos cidadãos aos serviços dos cartórios extrajudiciais brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Valquíria Dantas de Morais, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[1] Graduanda em Direito no Centro Universitário UniProcessus

Ana Carolina Borges Oliveira, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[2] Advogada. Mestre em direito e políticas públicas pelo Centro Universitário de Brasília, UniCEUB. Especialista em Contratos e Responsabilidade Civil pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Professora do Centro Universitário UniProcessus nas disciplinas de Direito Civil I, Direito Civil II, Direito Civil IV, Direito Notarial e Registral e Prática Jurídica.

Referências

PEREIRA, Eduardo Calais; CORREA, Leandro Augusto Neves; DIPIERI, Rafael Vitelli. Adjudicação compulsória extrajudicial: conceitos e limites. Disponível em <https://www.migalhas.com.br/depeso/372122/adjudicacao-compulsoria-extrajudicial-conceitos-e-limites> . Acesso em 16 out. de 2022.

TARTUCE, Flavio. Manual de Direito Civil: volume único. 11. ed. Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: Método, 2021.

Downloads

Publicado

2022-10-17