A CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DO VALPARAÍSO-GO: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE SEU FUNCIONAMENTO

Autores

  • Me. Carla Chiste Tomazoli Santos Faculdade Sena Aires, FACESA, Brasil.
  • Me. Maria Fernanda Rocha Pinto Faculdade Sena-Aires - FACESA, Valparaí­so -GO
  • Me. Amanda Cabral dos Santos Faculdade Sena-Aires - FACESA, Valparaí­so -GO

Palavras-chave:

Clí­nica Escola, Pessoa portadora de deficiência, Assistência fisioterapêutica.

Resumo

O tema deste artigo é "A Clí­nica Escola De Fisioterapia Do Valparaí­so-Go: Breves Considerações Sobre Seu Funcionamento"; e para escrevê-lo nos baseamos em algumas questões: Você, caro leitor, já observou por quantas mudanças fí­sicas, emocionais, intelectuais e sociais tem se passado ao longo da sua vida até o dia de hoje?; Já pensou em toda sua singularidade e complexidade para se transformar no adulto que é hoje?; e Sua infância memorável repleta de atividades lúdicas, brincadeiras, sua frequência nas escolas respeitando seu desenvolvimento neuropsicomotor?. Provavelmente após esses pequenos questionamentos você refletiu e como um filme tudo voltou a sua mente. Pois bem, sabendo desse turbilhão de transformações diárias, você já imaginou como esse processo acontece na criança com deficiência?. O objetivo deste trabalho é permitir a inserção do graduando em fisioterapia no contexto social por intermédio de uma postura ética frente aos pacientes e a sociedade. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a oportunidade de o aluno ampliar sua visão e notar as pessoas que estão a sua volta, entendendo suas necessidades, seus conflitos que interferem diretamente nas relações interpessoais e sociais.; para a ciência, é relevante por permitir a aplicação do conhecimento obtido e a aquisição de mais conhecimento; agrega í  sociedade pelo fato de pela extensão prestar assistência fisioterapêutica de qualidade sobre a supervisão de um docente qualificado.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Carla Chiste Tomazoli Santos, Faculdade Sena Aires, FACESA, Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Marí­lia (1992) e Mestrado em Ciencias da Saude pela Universidade de Brasília (2002). Atuou como Docente/Supervisora de Estágio da FACIPLAC - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, no Curso de Fisioterapia, na área de Prática em Fisioterapia Supervisionada em Pediatria e Neuropediatria Atualmente atua na FACESA - Faculdade Sena Aires, no Curso de Fisioterapia, na área de Prática de Fisioterapia Supervisionada em Pediatria e Neuropediatria; e bem como Docente da disciplina Pediatria Clí­nica. É Coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social; Coordenadora do Projeto de Extensão Benjamim; Integrante do Núcleo de Apoio Social - NAP da FACESA; apresenta experiência na Docência Superior em EaD; e em disciplinas Hí­bridas. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino em fisioterapia, sí­ndromes e má formações congênitas, paralisia cerebral, espasticidade, terapêutica em fisioterapia, e uso de órteses; desenvolvendo ações com crianças portadoras de deficiências motoras e cognitivas desde 1992 até a presente data.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4472348871314866

E-mail:  [email protected]

Me. Maria Fernanda Rocha Pinto, Faculdade Sena-Aires - FACESA, Valparaí­so -GO

Mestre em Educação; Docente do Curso de Fisioterapia da FACESA

Me. Amanda Cabral dos Santos, Faculdade Sena-Aires - FACESA, Valparaí­so -GO

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade de Brasília (2002), graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação do Planalto Central (2000), especialização em Fisioterapia Neurológica pela UnB (2002), especialização em Transtornos do Desenvolvimento Infantil e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2012). Atualmente é professora de Educação Fí­sica do Atendimento em Educação Precoce - Secretaria de Educação do Distrito Federal, professora do curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade Sena Aires, Valparaí­so - GO, Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Docente da Faculdade Sena Aires, Valparaí­so - GO e membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante da Faculdade Sena Aires, Valparaí­so - GO. Tem experiência na área de Educação Fí­sica Escolar, Ensino Especial e Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Neurológica e Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: estimulação precoce, intervenção precoce, psicanálise, desenvolvimento motor e risco psí­quico.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3800336696574536

E-mail:  [email protected]

Referências

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.

SANTOS, Carla Chiste Tomazoli; GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Clinica Escola Facesa: Estudo de casos em Neuropediatria. Valparaiso de Goiás: Editora Sena Aires, 2018.

_______. Motricidade Infantil: O Desenvolvimento motor de 0 a 2 anos. Valparaiso de Goiás: Editora Sena Aires, 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-19