Estratégias de mídias sociais para campanha sobre doação de órgãos: um estudo de caso da campanha 'setembro verde' do ministério da saúde no instagram

Autores

Palavras-chave:

Social Media. Instagram. @minsaude. Setembro verde.

Resumo

Este estudo investiga a campanha sobre doação de órgãos nas redes sociais, com foco na campanha do Ministério da Saúde no Instagram (@minsaude) durante o "setembro Verde". O objetivo é analisar as estratégias de mídia social que possam ampliar a doação de órgãos e estimular o envolvimento da comunidade. Para tanto, aplica o método de análise de conteúdo para examinar as postagens do Ministério da Saúde acerca da doação de órgão no Instagram durante a campanha "setembro Verde", ocorridas de 1º a 30 de setembro de 2023; também utiliza dados de engajamento dos usuários. Como resultados, apresentamos que durante o mês de setembro, o perfil oficial do Ministério da Saúde no Instagram realizou um total de 92 postagens, sendo 16 postagens dedicadas à doação de órgãos; essas postagens foram distribuídas em diferentes formatos, incluindo: postagem estática, Reels e carrosséis; as estratégias e formatos empregados nas postagens, como incorporação de narrativas pessoais, hashtags relevantes, interações com o público, parcerias estratégicas resultaram em um impacto significativo na campanha

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Biografia do Autor

Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil

[Lattes] -Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e no Curso e Graduação em Jornalismo. Graduada em Jornalismo (UFPB), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e doutora em Cultura e Sociedade (UFBA).

Philipe Phaustino Albuquerque de Araújo, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

[Lattes] - Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Radialismo, na Universidade Federal da Paraíba. Mestrando em Jornalismo pelo PPJ da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

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Publicado

2023-11-01