METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5639034

Palavras-chave:

Educação. Metodologias ativas. Processo de Ensino-Aprendizagem. Ciências Contábeis.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem para os discentes de Ciências Contábeis. Utilizou-se a metodologia descritiva, qualitativa, com emprego de pesquisa bibliográfica, com vistas a ampliar a discussão constante na literatura, abordando-se a nova formação do profissional contábil, tendo em vista a internacionalização da contabilidade e as TICs como ferramenta fulcral na aplicação desse artefato metodológico. O estudo descortinou as metodologias ativas, como instrumento metodológico no processo de ensino-aprendizagem e apontou que, o aprendiz exerce papel ativo na construção dos conhecimentos contando com a orientação de seu docente, além de suporte necessário das instituições de ensino superior. Com a pandemia da COVID-19, intensificou-se o uso das metodologias ativas na ensinagem, em que os atores envolvidos, com suas atuações de modo remoto, valeram-se desse novo artifício educacional na busca da excelência no campo do conhecimento. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o produto final, ou seja, o profissional contador entregue ao mercado, sai mais crítico, holístico e com mais juízo de valor, características que serão usadas nos processos de tomada de decisão. O presente estudo contribui para a busca da excelência na educação, com o uso das metodologias ativas como estratégia de ensino. Sabe-se que os atores envolvidos, quais sejam, professor, aluno e universidades necessitam se engajar nesse propósito, a fim de colherem sucesso em sua empreitada. O mercado e a sociedade aplaudem o uso das metodologias ativas na formação do estudante de contabilidade, uma vez que o profissional estará mais bem preparado para enfrentar os desafios profissionais num contexto de complexidade empresarial.

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Biografia do Autor

João Carlos Gonçalves, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

[1] Mestrando em Ciências Contábeis pela UnB -DF, possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNISANTOS -FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E COMERCIAIS DE SANTOS (1985). Atualmente é consultor empresarial e professor do IBMEC e Faculdade Processus no DF, com MBA em Gestão de Empresas, cursado no INPG em 2003.

Marcelle Alves de Santana, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

[1] Mestranda em Ciências Contábeis no PPGCONT/UnB (2020-2022). Especialista em Controladoria Governamental pela Faculdade Juscelino Kubitschek (2017), Gestão Pública pela Faculdade Integrada AVM (2015) e em Aplicações Complementares em Ciências Militares pela Escola de Formação Complementar do Exército (2014). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é 1ª Tenente Contadora no 11º Centro de Gestão, Contabilidade e Finanças do Exército, atuando no assessoramento contábil. Tem experiência na área de Controle Interno (2010-2013/Comando da Aeronáutica)

Abimael de Jesus Barros Costa, Universidade de Brasília, UnB, DF, Brasil

[1] Pós-doutor em Contabilidade Pública na Universidade de Valência/Espanha. Doutor em Transportes, área Economia dos Transportes, no PPGT do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental/, Mestre em Contabilidade (PPGMI/UnB/UFRN/UFPB), bacharel, especialista e técnico em Contabilidade. É membro do Grupo de Trabalho sobre Diversidade nas atividades da ANPCont (Portaria ANPCont n.1/2021). Ex-Diretor Executivo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPEUnB). Ex-Auditor-Chefe do Cebraspe. É membro da Associação Brasileira de Contadores Públicos (ABCP).

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Publicado

2021-11-02

Como Citar

Gonçalves, J. C., Santana, M. A. de, & Costa, A. de J. B. (2021). METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 3(6), 98–120. https://doi.org/10.5281/zenodo.5639034