METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5639034Palavras-chave:
Educação. Metodologias ativas. Processo de Ensino-Aprendizagem. Ciências Contábeis.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a contribuição das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem para os discentes de Ciências Contábeis. Utilizou-se a metodologia descritiva, qualitativa, com emprego de pesquisa bibliográfica, com vistas a ampliar a discussão constante na literatura, abordando-se a nova formação do profissional contábil, tendo em vista a internacionalização da contabilidade e as TICs como ferramenta fulcral na aplicação desse artefato metodológico. O estudo descortinou as metodologias ativas, como instrumento metodológico no processo de ensino-aprendizagem e apontou que, o aprendiz exerce papel ativo na construção dos conhecimentos contando com a orientação de seu docente, além de suporte necessário das instituições de ensino superior. Com a pandemia da COVID-19, intensificou-se o uso das metodologias ativas na ensinagem, em que os atores envolvidos, com suas atuações de modo remoto, valeram-se desse novo artifício educacional na busca da excelência no campo do conhecimento. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o produto final, ou seja, o profissional contador entregue ao mercado, sai mais crítico, holístico e com mais juízo de valor, características que serão usadas nos processos de tomada de decisão. O presente estudo contribui para a busca da excelência na educação, com o uso das metodologias ativas como estratégia de ensino. Sabe-se que os atores envolvidos, quais sejam, professor, aluno e universidades necessitam se engajar nesse propósito, a fim de colherem sucesso em sua empreitada. O mercado e a sociedade aplaudem o uso das metodologias ativas na formação do estudante de contabilidade, uma vez que o profissional estará mais bem preparado para enfrentar os desafios profissionais num contexto de complexidade empresarial.
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