A FELICIDADE COMO OBJETO FINAL DA JUSTIÇA? Uma análise do texto Justiça, de Michael J. Sandel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4121254

Palavras-chave:

Justiça, Felicidade, Direito, Igualdade, Liberdade.

Resumo

Descobrir o que é justiça é o grande desafio imposto aos estudiosos do Direito. Uma sociedade justa procura promover a virtude dos seus cidadãos? Ou a lei deveria ser neutra quanto í s concepções concernentes í  virtude, deixando os cidadãos livres para escolher por conta própria a melhor forma de viver? Essa questão abordada por Michael J. Sandel em seu livro Justiça é de grande importância, pois reacende um debate clássico na filosofia do Direito, na filosofia Polí­tica e na própria história dessas duas disciplinas, pois diz respeito a três grandes correntes do pensamento filosófico quanto í  justiça: as teorias utilitaristas, as teorias sobre a defesa da liberdade individual e as teorias sobre a virtude. A obra Justiça, de Michael J. Sandel é analisada neste artigo, sob as perspectivas filosóficas, jurí­dicas e sociológicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandro Gabriel Olivieri, Faculdade Processus, DF, Brasil

Professor da disciplina de Filosofia Geral e Jurí­dica na Faculdade Processus, em Brasília-DF. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Buenos Aires (UBA).

Samuel Costa da Silva, Faculdade Processus, DF, Brasil

Professor da disciplina de Sociologia Geral e Jurí­dica na Faculdade Processus. Doutor e pós-doutor em Sociologia (UnB), mestre em Teologia (FTBB). Diretor Presidente da Editora Charpentier. Autor de diversas obras.

Referências

GUIMÓN, Pablo. Michael J. Sandel: "Quem faz sucesso tende a achar que é graças a si mesmo". Revista El Paí­s: Madrid, 2020. Acesso em: 7/10/2020. Disponí­vel em: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-09-12/michael-j-sandel-quem-faz-sucesso-tende-a-achar-que-e-gracas-a-si-mesmo.html

GRISOTTO, Raquel. Michael J. Sandel, o popstar da ética. Revista Época Negócios. São Paulo: Editora Globo, 2017. Acesso em 7/10/2020. Disponí­vel em: https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/05/michael-j-sandel-o-popstar-da-etica.html

SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

_________________. O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

_________________. Contra a perfeição. Ética na era da engenharia genética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

_________________. A tirania do mérito. O que aconteceu com o bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

SHIRLEY, Robert Weaver. Antropologia Jurí­dica. São Paulo: Saraiva, 1987.

Downloads

Publicado

2020-10-20

Como Citar

Olivieri, A. G., & Silva, S. C. da. (2020). A FELICIDADE COMO OBJETO FINAL DA JUSTIÇA? Uma análise do texto Justiça, de Michael J. Sandel. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 2(4), 86–104. https://doi.org/10.5281/zenodo.4121254