DEMANDA DE TRASPORTE PRIVADO NO DISTRITO FEDERAL. BUSCANDO AS CAUSAS DO CRESCIMENTO DO UBER E DO TRANSPORTE INFORMAL

Autores

Palavras-chave:

Transporte público. Transporte privado. Planejamento e gestão de serviços. Transporte informal. Precariedade econômica e social.

Resumo

A demanda de transporte na região Distrital tem sido foco de estudos em várias áreas de gestão administrativas do Distrito Federal. Pesquisas recentes têm apresentado dados acerca da falta de investimentos e desenvolvimento de infraestrutura e aceleração do sistema de transporte no Brasil. Com o crescimento descontrolado da população, o Distrito Federal tem se desenvolvido sem planejamento em termos de polí­ticas públicas e orçamentária quanto í  logí­stica, distribuição, administração da produção e transporte público da região e entorno. Como consequência, observou-se um descontrole social de transporte informal, tais como veí­culos piratas e de aplicativos, como o Uber. Este estudo de levantamento de dados e análise comparativa tem relevância ao analisar as dificuldades sociais em deslocamento e acesso a serviços públicos de transporte na população do Distrito Federal e entorno, como consequência a informalidade estrutural ocasionada pela falta de planejamento em relação aos modais de transporte e mobilidade; e como pano de fundo a discussão sobre a negligencia social no que tange a informalidade no transporte coletivo como meio de trabalho, renda e precariedade da regulamentação e gestão dos serviços.

Palavras-chaves: Transporte  público.  Transporte privado.  Planejamento  e gestão de serviços. Transporte informal. Precariedade econômica e social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Me. Beatriz Amália lbarello, Universidade Católica de Brasília UCB

Doutoranda em Psicologia. Mestre em Psicologia, Especialista em Análise e Diagnóstico Organizacional e Avaliação Psicológica e graduada em Psicologia pela PUC de Goiás.

CV: http://lattes.cnpq.br/9267084024389682

E-mail: [email protected]

Dr. Alessandro Aveni, Universidade de Brasília (UNB) - DF BRASIL

Pós doutor pela UnB. Doutor em Ciências Políticas Universidade Statale de Milano, em Administração pela Universidade Cormerciale Luigi Bocconi di Milano. Mestre em Geografia e Graduação em Administração pela UnB. Docente na Universidade de Brasília.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0679425851663633

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6266-6818

E-mail: [email protected]

Referências

AGÊNCIA NACIONAL AVIAÇí­O CIVIL - ANAC. Anuário do transporte aéreo. Dados Estatí­sticos e Econômicos de 2012. Brasília 2013.

ALVES, G. Trabalho e Capitalismo. In: Alves, G. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. (2ª ed., cap. 2, pp. 31-54). Londrina: Práxis. 2007.

ANTUNES, L. R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo, SP : Boitempo. 2018.

AVENI A. SHIMISHI, J. M. e RODRIGUES, E. C. C., Macro demanda da logí­stica de transportes para área metropolitana de Brasília. Publicado nos anais do XXI Simpósio de Engenharia de Produção, UNESP Bauru-SP, novembro 2014

AVENI A. Mobilidade Metropolitana. Em busca de externalidades no transporte Público. IV Simpósio de Pós-Graduação em Engenharia Urbana / I Encontro Nacional de Tecnologia Urbana / II Simpósio de Infraestrutura e Meio Ambiente. 2015a

AVENI A. Mobilidade urbana do trabalho da Metrópole como variável explicativa do paradigma da urbanização total. 4ª Conferência do PNUM Morfologia Urbana e os Desafios da Urbanidade. 2015b

BALLOU, R. Logí­stica Empresarial: Transporte, administração de materiais e distribuição fí­sica. São Paulo, Atlas, 2007.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logí­stica Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.

BRASIL, MINISTÉRIO DO INTERIOR/SUDECO, Programa Especial da Região Geoeconômica de Brasília. Brasília DF, 1975.

CONFEDERAÇí­O NACIONAL DO TRANSPORTE (CNT). Plano CNT de Logí­stica. Brasília, 2008.

FREITAG P. B. A institucionalização do planejamento regional de Brasília: O FUNDEF e o PERGEB sob a lógica da metropolização. (Dissertação de mestrado FAU-UnB) Faculdade de Urbanismo – FAU da Universidade de Brasília – UnB. 2012

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA Brasil em desenvolvimento 2011: Estado, planejamento e Políticas públicas / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. – Brasília: Ipea, 2012.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT - OCDE, International Transport Forum ITF - Transport outlook 2013 encontrada em http://www.internationaltransportforum.org/2014/free-publications/01.pdf visitada o dia 01/06/2014.

REGO, V. B. Aceleração. In: Vieira, F.O.; Mendes, A.M.; Merlo, A.R.C. (Orgs). Dicionário crí­tico de gestão e psicodinâmica do trabalho.(pp. 33-38). Curitiba: Juruá Editora. 2013.

RODRIGUE J.P.;COMTOIS C.; SLACK B. The geography of transport systems . Routledge, New York 2006.

RODRIGUES CAVALCANTE E.C. et all. Análise comparativa dos processos produtivos de transporte: metrobus e metroviário no Centro-Oeste Brasileiro. ENEGEP 2010.

SLEE, T. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado (pp. 88-142). São Paulo: Elefante. 2017.

Publicado

2020-04-16

Como Citar

lbarello, M. B. A., & Aveni, D. A. (2020). DEMANDA DE TRASPORTE PRIVADO NO DISTRITO FEDERAL. BUSCANDO AS CAUSAS DO CRESCIMENTO DO UBER E DO TRANSPORTE INFORMAL. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 2(3), 15–31. Recuperado de https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/188