RESPEITO À DIVERSIDADE SOCIAL E A PUBLICIDADE ENGANOSA POR MEIO DO BLUEWASHING
Resumo
O setor de consumo, por ser bastante amplo, acaba entrando em contato, muito intimamente, com as múltiplas diversidades. Contudo, diante de uma mente ainda muito fechada dos fornecedores e colaboradores, esse comércio tem sido palco de várias violações de direitos por preconceito. Como tais práticas acabam depreciando a imagem do comércio, várias empresas escondem suas atitudes irresponsáveis debaixo de discursos de Bluewashing, afirmando serem socialmente responsáveis, quando na verdade não são. Por se tratar de grupos historicamente vulneráveis sendo ameaçados por essas práticas maquiadas de falsos discursos, objetiva-se, por meio da pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem hipotético-dedutiva e qualitativa, alertar os consumidores sobre a falsidade desses discursos, como forma de incentivá-los a ir além dos discursos publicitários do Bluewashing para se certificar da responsabilidade social de cada organização mercantil.
Downloads
Referências
ALVES, Fabrício Germano. Direito publicitário: proteção do consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.
ANDREOLI, Taís Pasquotto; NOGUEIRA, Ana Carolina Vieira. Falsos discursos mercadológicos: greenwashing x bluewashing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 69-87, 20 maio 2021. Trimestral.
AQUINO JÚNIOR, Geraldo Frazão. Contratos eletrônicos: a boa-fé objetiva e autonomia da vontade. Curitiba: Juruá, 2012.
SANTOS, Ivair Augusto Alves dos. Direitos humanos e as práticas de racismo: o que faremos com os brancos racistas? 2009. 498 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
SILVA, Erica de Kassia Costa da; FERREIRA, Vanessa Rocha. A prática do Bluewashing pelas empresas: direitos fundamentais do trabalhador na relação laboral através da propaganda enganosa. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONPEDI VALêNCIA - ESPANHA, 10., 2020, Valência. Anais [...] . Valência: Tirant Lo Blanch, 2020. p. 77-97.
VERBICARO, Dennis; SILVA, Luíza Tuma da Ponte; SIMÕES, Sandro Alex. A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO ESTATAL NO COMBATE ÀS PRÁTICAS EMPRESARIAIS DE GREENWASHING E BLUEWASHING NAS RELAÇÕES DE CONSUMO: [s. s.]. Revista Jurídica Cesumar - Mestrado, [S.L.], v. 21, n. 1, p. 61-80, 30 abr. 2021. Quadrimestral. Centro Universitario de Maringa.
WAKAHARA, Roberto. Bluewashing, desrespeito aos direitos fundamentais laborais e propaganda enganosa. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Campinas, SP, n. 50, p. 165-175, jan./jun. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada