RESUMO ESTENDIDO SOBRE CIRURGIA METABÓLICA PARA INDIVÍDUOS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DOS USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO DISTRITO FEDERAL

Autores

Palavras-chave:

Avaliação Nutricional. Cirurgia Metabólica. Diabetes Mellitus Tipo 2. Obesidade.

Resumo

O tema deste artigo é "Cirurgia metabólica para indiví­duos com diabetes mellitus tipo 2: polí­ticas públicas e direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal". Investigou-se o seguinte problema: "como aumentar a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) usuários do SUS no Distrito Federal?" Cogitou-se a seguinte hipótese: "a cirurgia metabólica para DM2 é uma técnica nova e foi realizada pela primeira vez no Distrito Federal para usuários do SUS há cerca de 01 (um) ano, tornando-se imprescindí­vel o acompanhamento nutricional de pacientes diabéticos no pré e pós-operatório". O objetivo geral é "investigar os efeitos da cirurgia metabólica para indiví­duos com DM2 e a importância do acompanhamento nutricional no pré e pós-operatório visando aumento da sobrevida com melhor qualidade de vida e, consequentemente, redução dos custos em saúde". Os objetivos especí­ficos são: "descrever o impacto do DM2 como um sério problema de saúde pública"; "avaliar os efeitos da cirurgia metabólica para DM2 como um direito do usuário do SUS"; "averiguar a importância do acompanhamento nutricional nas fases pré e pós-operatória dessa modalidade terapêutica" e "enfatizar a necessidade de polí­ticas públicas capazes de suprir as demandas em DM2, sem elevar os custos em saúde e, simultaneamente, proporcionar uma atenção integral a saúde dos diabéticos, no âmbito do SUS". Este estudo é importante em uma perspectiva individual devido í  alta ocorrência de casos de DM2 no Brasil, particularmente no DF e nas nossas famí­lias, assim como, a elevada incidência de pacientes que não respondem ao tratamento convencional mesmo mediante a polí­tica de distribuição gratuita de medicamentos, materiais para aplicação de insulina e monitorização da glicemia capilar. Para a ciência, é relevante porque pode estabelecer uma sistemática (intervenção cirúrgica e acompanhamento nutricional especí­fico), cujo sucesso aumenta a qualidade de vida desses pacientes que não respondem a um tratamento habitual e diminui as taxas de mortalidade por esta doença; agrega í  sociedade pelo fato de reduzir o gasto público com os tratamento e internações por esta enfermidade, cujo recurso economizado pode contribuir para o aprimoramento do acompanhamento nutricional desta doença, além de servir de um possí­vel modelo para o tratamento de outras doenças. Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre o tema por meio de artigos cientí­ficos publicados nos últimos cinco anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Costa Fortes, Escola Superior de Ciências da Saúde, ESCS, Brasil.

Doutora em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília (UnB)-DF. Mestra em Nutrição Humana pela UnB-DF. Especialista em Nutrição Clí­nica, Enteral e Parenteral, com Metodologia Teórica e Prática pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP). Especialista em Nutrição Clí­nica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Especialista em Clí­nica e Terapêutica Nutricional pelo Instituto de Pesquisa Capacitação e Especialização (IPCE). Especialista em Nutrição Clinica (Programa de Residência) pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Tutora em Educação í  Distância (EaD). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)-MG. Nutricionista do Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) da Região Central da SES-DF. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Rede: Atenção ao Câncer da Escola Superior em Ciências da Saúde (ESCS) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), SES-DF. Professora Titular e Orientadora do Mestrado Profissional em Ciências para a Saúde da ESCS/FEPECS/SES-DF. Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP), Campus Brasília-DF. Coordenadora do Curso de Nutrição da UNIP-DF. Recebeu, como profissional de Nutrição, Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal pelos relevantes serviços prestados í  comunidade do DF. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5453042571253174. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0583-6451. E-mail: [email protected].

Raquel Martins Rocha, Universidade Paulista, UNIP, SP, Brasil.

Doutora em Nutrição Humana, Coordenadora e Docente da Universidade Paulista – Campus Brasília. CV Lattes: ID – 5453042571253174. CV: http://lattes.cnpq.br/5453042571253174. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0583-645. E-mail: [email protected].

 

Wirllâne Borges Araujo, Universidade Paulista, UNIP, SP, Brasil.

Discente da Universidade Paulista – Campus Brasília. CV: http://lattes.cnpq.br/3628787361784336. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9501-8662. E-mail: [email protected].

Referências

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION (ADA). Diabetes Care. v. 42, sup. 1., 2019.

BORGES, D. B.; LACERDA, J. T. Ações Voltadas ao Controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: Proposta de Modelo Avaliativo. Saúde Debate, v. 42, n. 116, p. 162-178, 2018.

CAMPOS, J. et al. O papel da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com obesidade grau I e diabete tipo 2 não controlados clinicamente. ABCD. Arquivos Basileiros de Cirurgia Digestiva, São Paulo, 2016.

FLOR, L. S.; CAMPOS, M. R. Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores Associados na População Adulta Brasileira: Evidências de um Inquérito de Base Populacional. Rev. Bras. Epidemiol, v. 20, n. 1, p. 16-29, 2017.

MALTA, D.C. et al. Cuidados em Saúde entre Portadores de Diabetes Mellitus Autorreferido no Brasil, Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Rev. Bras. Epidemiol., v. 18, n. 2, p. 17-32, 2015.

NUNES, S. et al. Consenso Nacional para o Tratamento Cirúrgico da Diabetes Tipo 2. Revista Portuguesa de Diabetes; v. 13, n. 2, p. 78-86, 2018.

OLIVEIRA, M.R.M., FORTES, R.C. Efeitos da Gastroplastia Redutora com Derivação Intestinal em Y de Roux sobre a obesidade grave e Sí­ndrome Metabólica: uma Revisão de Literatura. Com. Ciências Saúde. v. 24, n. 3, p. 267-280, 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-14