BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A VIABILIDADE JURÍDICA DA EXCLUDENTE DE ILICITUDE ESPECIAL PARA AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA EM ESTADO DE LEGÍTIMA DEFESA

Autores

Palavras-chave:

Abate de suspeitos. Princí­pio da resunção de inocência. Legí­tima defesa. Excludente de ilicitude.

Resumo

O tema deste artigo é a possibilidade jurí­dica da execução de criminosos que estejam em porte de armamento considerado de uso restrito das forças policiais. Investigou-se o seguinte problema: "o abate de suspeitos que estejam portando armas de uso restrito das forças armadas se justifica do ponto de vista constitucional e infraconstitucional?". Cogitou-se a seguinte hipótese "o abate de criminosos não se justifica do ponto de vista jurí­dico, tendo em vista que está em violação aos direitos e garantias individuais, entre eles, e especialmente presunção de inocência". O objetivo geral é "estabelecer a viabilidade jurí­dica da execução de suspeitos que estejam em porte de armas de uso restrito das forças armadas". Os objetivos especí­ficos são: "discutir a proposta legislativa concernente ao abate de suspeitos"; "discutir os direitos e garantias individuais relacionados ao tema" e; "verificar a legalidade do abate de criminosos". Em um aspecto particular, a pesquisa tende a fornecer as bases para o exercí­cio da cidadania. Do ponto de vista cientí­fico, a pesquisa se justifica na medida em que permite a formação de um entendimento mais claro a respeito dos aspectos legais da proposta objeto de discussão. A pesquisa é relevante para a sociedade, na medida em que permite a definição de parâmetros mais claro, aumentando a segurança jurí­dica.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iolete Maria Fialho de Oliveira, Universidade de Barcelona – UB

Juí­za Federal em exercí­cio na JFDF. Bacharel em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF. Especialização em Processo Legislativo e Relações Executivo e Legislativo pela Fundação Universidade de Brasília. Especialização em I curso de  atualização e aperfeiçoamento das carreiras Jurídicas pelo Tribunal de Justica do Distrito Federal . Mestra em Direito Internacional pela Universidade de Barcelona – UB. Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3928258707723151. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0678-1229. E-mail: [email protected]

Leonardo Otaviano dos Santos Costa, Faculdade Processus, DF, Brasil

Graduando em Direito pela Faculdade Processus de Brasília. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6248-9636. Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1601691468808422. E-mail: [email protected]

Referências

BRASIL, Planalto. Código Penal brasileiro de 1940. Acesso em: 28 out. 2019. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm>.

BRASIL, Planalto. Constituição Federal de 1988. Acesso em: 16 set. 2019. Disponí­vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>.

CERVO Amado Luiz; BERVIAN Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

GILABERTE, Bruno; SANNINI, Francisco. Legalidade do abate de criminosos armados na via pública deve ser analisada í  luz do caso concreto. Meu site Jurídico, 2018. Acesso em: 1 dez. 2019. Disponí­vel em: <https://s3.meusitejuridico.com.br/2018/11/55de72b8-legalidade-do-tiro-de-comprometimento-contra-criminosos-armados-na-via-publica-deve-ser.pdf>.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.

GONÇALVES, Rafael Soares. As eleições de 2018 no Estado do Rio de Janeiro: crônicas de um desastre polí­tico. IdeAs, 2019. Acesso em: 25 nov. 2019. Disponí­vel em: <http://journals.openedition.org/ideas/5443>.

GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte geral. ed. 19. Niteroi, RJ: Impetus, 2017, v. 1.

LESSA, Marcelo. O abate de criminosos portando fuzis e a legí­tima defesa. 2018. Acesso em: 17 mai. 2019. Disponí­vel em: <https://jus.com.br/artigos/70036/o-abate-de-criminosos-portando-fuzis-e-a-legitimadefesa?fbclid=IwAR3rlmUOXAxqiWbvkDFX8MDirAaX2it08MMZqhrScZ8KtwoJ9XKrEjiXFek>.

LOPES JR., Aury. Direito processual penal. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

NUCCI, Guilherme de Souza. Direitos Humanos versus Segurança Pública: Questões controvertidas penais, processuais penais, de execução penal e da infância e da juventude. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

PíDUA, João Pedro. Notas semânticas sobre a interpretação da legí­tima defesa, por ocasião da proposta do novo governador do estado do Rio de Janeiro sobre o abate de criminosos. Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, ano 26, n. 313, dez. 2018.

TíVORA, Nestor; Alencar, Rosmar Rodrigues. Comentários ao anteprojeto de lei anticrime. Tripartido em três projetos de lei. JusPODIVM. 2019.

VASCONCELLOS, Aylton Cardoso. Possibilidade de os agentes da área de Segurança Pública abaterem quem porta fuzil ou armamento de uso exclusivo das Forças Armadas em comunidades dominadas por organizações criminosas. Revista de Estudos e Debates - CEDES, v. 4, n. 1, jul. – dez. 2018.

VASCONCELOS, Francisco Mayckson de Aguiar; PERLIN, Edson José. Do direito de portar e possuir arma de fogo e o princí­pio da proporcionalidade. 3º Simpósio de Sustentabilidade e Contemporaneidade nas Ciências Sociais, 2015.

VUCKOVIC, Alexandre. A legí­tima defesa versus o legí­timo ataque: o paradoxo entre a legalidade das ações das forças de segurança pública e as medidas de tolerância zero. International Center for Criminal Studies, 27 mai. 2019. Acesso em: 28 nov. 2019. Disponí­vel em: <http://iccs.com.br/legitima-defesa-versus-o-legitimo-ataque-o-paradoxo-entre-legalidade-das-acoes-das-forcas-de-seguranca-publica-e-medidas-de-tolerancia-zero-%E2%94%82-alexandre-vuckovic/>.

Downloads

Publicado

2020-09-28