BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS LIMITES DO PODER DISCIPLINAR DO EMPREGADOR SOB AS MÍDIAS SOCIAIS E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Autores

Palavras-chave:

Redes Sociais. Liberdade de Expressão. Poder disciplinar. Direitos dos trabalhadores. Direitos fundamentais.

Resumo

O tema deste artigo são as breves considerações sobre os limites do poder disciplinar do empregador sob as mí­dias sociais e a liberdade de expressão. Investigou-se o seguinte problema: "Qual o limite do poder disciplinar do empregador sob as mí­dias sociais e a liberdade de expressão?". Cogitou-se a seguinte hipótese: "O empregado possui direito de crí­tica nas redes sociais". O objetivo geral é "Analisar o limite do empregador na vida pessoal do empregado". Os objetivos especí­ficos são: "demonstrar a necessidade de proteção í  intimidade e vida privada do trabalhador, através da limitação do poder diretivo do empregador na utilização de meios de mí­dias sociais"; "definir os limites do empregador sobre a vida pessoal do empregado"; "discutir acerca da liberdade de expressão do empregado nas redes sociais". Este trabalho é importante, em uma perspectiva individual, devido í  repercussão do poder disciplinar do empregador e dos reflexos das mí­dias sociais; para a ciência, é relevante por delimitação dos poderes empregatí­cios; agrega í  sociedade pelo fato de esclarecimento dos direitos dos trabalhadores e sua liberdade de expressão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline da Silva Alencar, Faculdade Processus, DF, Brasil

Graduanda em Direito pela Faculdade Processus. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5022092422882132. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9294-7933. E-mail: [email protected].

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade Católica de Brasília UCB, DF, Brasil.

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política (Direitos Humanos e Políticas Públicas); Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional, em Direito Administrativo, em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista, entre outras especializações. Professor das faculdades Processus (DF), Unip (SP) e Facesa (GO). Escritor (autor de 61 livros didáticos/acadêmicos). Revisor. Editor. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6904924103696696. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4106-8071. E-mail: [email protected].

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 211. Ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2015.

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 10. Ed. São Paulo: LTr, 2016.

CASSAR, Vólia Bomfim. Resumo de direito do trabalho. 6. Ed. São Paulo: MÉTODO, 2018.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de direito do trabalho. 16. Ed. São Paulo: LTr, 2017.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de
Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5,
2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura.
Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Projeto de Pesquisa. Brasília:
Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8.
ed. Brasília: JRG, 2019.

SANTOS, Michael Carlos Rocha; MIRANDA, Michelly Cardoso. A Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais: A Proteção í  Intimidade e Vida Privada no Teletrabalho em Face da Era Virtual. Revista de Direito do Trabalho. São Paulo, Volume 175, 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-25