BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A RESSOCIALIZAÇÃO DO MENOR INFRATOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3948876

Palavras-chave:

Ressocialização. Criança. Adolescente. Jovem. Socioeducativas.

Resumo

O tema desse artigo é a efetividade das Polí­ticas Públicas voltadas a ressocialização do menor infrator. Investigou-se o seguinte problema: O que são polí­ticas públicas? Quais são as polí­ticas públicas aplicadas ao adolescente em conflito com a lei? As polí­ticas públicas direcionadas ao jovem infrator estão alcançando a eficácia desejada?. Cogitou-se a seguinte hipótese "sabe-se que as medidas socioeducativas têm a finalidade de propiciar ao jovem infrator novas expectativas de vida, tornando o adolescente infrator um indiví­duo capaz para relacionar socialmente com seus familiares e com a sociedade". O objetivo geral é Analisar a efetividade das polí­ticas públicas voltadas a ressocialização do menor infrator. Os objetivos especí­ficos são "Conceituar o Estatuto da Criança e do Adolescente". "Definir quais são as medidas socioeducativas aplicadas í  ressocialização da Criança e do Adolescente". "Analisar a eficiência das polí­ticas públicas voltadas a ressocialização da Criança e do Adolescente". Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido ao questionamento social sobre a eficiência dos programas sociais existentes que visam proteger, prevenir e ressocializar a população infanto-juvenil que estão em conflito com a lei. Para a ciência, é relevante pois existem estudos, pesquisas, metodologia que determinam a eficácia das medidas socioeducativas que são aplicadas as crianças e adolescentes. Agrega í  sociedade pelo fato da criminalidade ser um dos problemas sociais mais graves que a população brasileira enfrenta atualmente e o envolvimento dos jovens cada vez mais novos, tem se tornado uma inquietação social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Teixeira Junior, Faculdade Processus, DF, Brasil.

Graduando(a) em Direito pela Faculdade Processus. E-mail: [email protected]

Jonas Rodrigo Gonçalves, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política (Direitos Humanos e Políticas Públicas); Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional, em Direito Administrativo, em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista, entre outras especializações. Professor das faculdades Processus (DF), Unip (SP) e Facesa (GO). Escritor (autor de 61 livros didáticos/acadêmicos). Revisor. Editor. CV Lattes: ID Lattes: 9814321407104121 ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0022-9409. E-mail: [email protected]

Referências

ALMEIDA, Marina Stefani. A ideologia protagonista nas Políticas públicas de jovens infratores. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP-Marilia. Volume 5, n. 5, 2010.

CELLA, Camila Franzen; TEDESCO, Anderson Luiz; MELLO, Maria Luiza. Reflexões teóricas acerca da efetividade das medidas socioeducativa. Revista Júridica FADEP Digital. Volume I, n.1, 2017.

FAUSTINO, Eliana Ribeiro; PIRES, Sandra de Abreu. Os centros de ressocialização e o processo de trabalho do assistente social. Revista Emancipação. Volume 7, n. 1, 2007.

GONÇALVES, M. J. R. COMO ESCREVER UM ARTIGO DE REVISí­O DE LITERATURA. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , v. 2, n. 5, p. 29-55, 15 ago. 2019.

RIBEIRO, José Roberto Ferreira; BRITO, Rafael Giordano Golçalves; OLIVEIRA, Tarsis Barreto. A ressocialização do apenado por meio da participação da sociedade: O trabalho como instrumento no processo de reintegração. Revista Vertentes do Direito. Volume 5, n. 1, 2018.

TERíN, Augusto Fachin et al. Educação ambiental como meio de ressocialização de adolescentes no contexto socioeducativo. Revista EA. Ano XVIII, ISSN 1678-0701, n. 68, 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-16