BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CRIMES CONTRA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12517910

Palavras-chave:

Crimes contra a organização do trabalho. Constituição. Campo penal. Legislação trabalhista. Princí­pios constitucionais.

Resumo

O tema deste artigo são as breves considerações sobre os crimes contra a organização do trabalho. Investigou o seguinte problema: os crimes contra a organização do trabalho são de competência da Justiça do Trabalho? O objetivo geral é analisar a importância do sistema normativo brasileiro nos crimes contra a organização do trabalho. Os objetivos especí­ficos são: estudar a legislação trabalhista e os elementos garantidores; examinar o direito do trabalho preconizado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição; analisar o tipo penal que trata dos crimes contra a organização do trabalho. Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a importância dos crimes contra a organização do trabalho. Para a ciência, é relevante por tratar dos crimes contra a organização do trabalho no campo penal tendo em vista os princí­pios constitucionais. Agrega í  sociedade por expor os fundamentos positivos e negativos da possí­vel legitimação destas provas pelo prisma constitucional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary de Araújo Silva, Faculdade Processus -DF, Brasil

Graduanda em Direito pela Faculdade Processus -DF, Brasil

Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus -DF, Brasil

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política (Direitos Humanos e Políticas Públicas); licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional, em Direito Administrativo, em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista, entre outras especializações. Professor das faculdades Processus (DF), Unip (SP) e Facesa (GO). Escritor (autor de 61 livros didáticos/acadêmicos). Revisor. Editor. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6904924103696696. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4106-8071. E-mail: [email protected]

Referências

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. 3. ed. São Paulo: LTr, 2007.

JESUS, Damásio de. Código penal anotado. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

JORGE NETO, Francisco Ferreira. CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Manual de direito do trabalho. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do trabalho. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TOLEDO, Francisco de Assis. Princí­pios básicos de direito penal. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2020-06-19