A GREVE COMO DIREITO: AS (RE)SIGNIFICAÇÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Palavras-chave:
Direito constitucional do trabalho. Greve. Segurança Pública. Restrição.Resumo
O presente artigo analisará o direito de greve, problematizando as concepções da greve como direito e como delito. Para tanto, opta-se pela narrativa histórico-jurídico do direito de greve e sua importância para a sociedade. O eixo de análise foi construído considerando o debate presente na decisão do Supremo Tribunal Federal pertinente aos servidores da área de segurança pública, considerando a tese de que estariam obstados de exercer o referido direito. Levando em consideração que a constituição cidadã garante o direito de greve, a referida decisão pode estar restringindo direitos fundamentais de determinadas categorias de forma absoluta. Sendo assim, discutir-se-á a possibilidade de se restringir o direito de greve e como retrabalhá-lo numa perspectiva de fundamentalidade, contrária í de afirmação de que o movimento se equipara a um delito.
Downloads
Referências
BAYLOS, Antonio. Sobre el derecho a huelga. Entrevista concedida í Fundação Sol. 2011 Tradução livre. Disponível em: www.fundacionsol.cl/2011/08/sobre-el-derecho-ahuelga/.
FUHRMANN, ítalo Roberto. História constitucional do Brasil - Do império í constituição da república de 1988. FACCREI, 2015.
GENOSO, Gianfrancesco. Princípio da continuidade do serviço público. 2011. Tese de Mestrado – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011
LOURENÇO FILHO, Ricardo. Entre continuidade e ruptura: uma narrativa sobre as disputas de sentido da constituição de 1988 a partir do direito de greve. 2014. 293f. Tese de Doutorado - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
PAIXíO, Cristiano, LOURENÇO FILHO, Ricardo. Direitos sociais e sistema interamericano de direitos humanos. 2018 Disponível em: www.jota.info/paywall?redirect_to=//www.jota.info/opiniao-eanalise/artigos/direitos-sociais-e- sistema-interamericano-de-direitos-humanos-06072018
PORTO, Noemia. A greve como direito: irritações entre os sistemas e desafios í estabilização de expectativas. Revista da ANAMATRA, nº 26, 1-13, julho de 2008.
PORTO, Noemia. Conflitos, polissemias e decisão judicial: elementos para um exercício etnográfico a partir da greve dos correios de 2011. Salvador. [S.I.], 177212, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.