Análise da vulnerabilidade do transporte público sob a ótica da ocupação do espaço urbano na cidade de águas claras: um estudo introdutório
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10125437Palavras-chave:
Transporte público. Mobilidade urbana. Políticas públicas. Riscos Ambientais.Resumo
Foi realizado um estudo introdutório sobre as variáveis ambientais que influenciam o comportamento dos usuários do transporte público na região, tendo em vista a ótica da ocupação urbana. A pesquisa de caráter exploratória, utilizou a pesquisa de levantamento de dados nos sites da Codeplan/DIEPS/GEREPS/PDAD, 2021. Os resultados apontam que os moradores optam por utilizar os veículos próprios, em sua maioria, por considerar fatores como comodidade, tempo de deslocamento e infraestrutura da região da cidade, bem como a precarização do serviço público de transporte e suas vias de acessibilidade. É necessário adotar políticas e medidas que promovam a mobilidade urbana sustentável eficiente para mitigar os danos causados pelo excesso de veículos que prejudicam o bem-estar biopsicossocial.
Downloads
Referências
CODEPLAN. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 2021. Brasília, 2023. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/pdad-2021.
COSTA, Marcela da Silva. Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. (2008). Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.
GRAZIA, Grazia.; QUEIROZ, Leda Lucia. et al. O desafio da sustentabilidade urbana. Rio de Janeiro: FASE/IBASE, 2001. (Série Cadernos Temáticos, n. 5).
MENDONÇA, Francisco. Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 139-148, jul./dez. 2004. Editora UFPR. file:///C:/Users/Beatriz/Downloads/3102-6204-1-PB%20(1).pdf
MINISTERIO DAS CIDADES; IBAM (Brasil). República Federativa do Brasil.
Mobilidade e política urbana: subsídios para uma gestão integrada. Rio de Janeiro, 2005.
PAVIANI, Aldo. Demandas sociais e ocupação do espaço urbano. O caso de Brasília, DF. cadernos metrópole 21 pp. 75-92 10 sem. 2009. https://revistas.pucsp.br/metropole/article/view/5956
SANTOS, Rodrigo Guimarães. Avaliação da qualidade do serviço de transporte público coletivo utilizando a escala SERVQUAL adaptada. In: Anais do XXVIII ANPET– Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes. Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2014. p. 24-28.
SILVA, Nilton de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; SANTOS, Sarah de Souza. Políticas públicas de mobilidade urbana: a percepção do usuário do transporte público no Distrito Federal. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 2, 2020. DOI: 10.18829/1904.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Processus de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.