Análise da vulnerabilidade do transporte público sob a ótica da ocupação do espaço urbano na cidade de águas claras: um estudo introdutório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10125437

Palavras-chave:

Transporte público. Mobilidade urbana. Políticas públicas. Riscos Ambientais.

Resumo

Foi realizado um estudo introdutório sobre as variáveis ambientais que influenciam o comportamento dos usuários do transporte público na região, tendo em vista a ótica da ocupação urbana. A pesquisa de caráter exploratória, utilizou a pesquisa de levantamento de dados nos sites da Codeplan/DIEPS/GEREPS/PDAD, 2021. Os resultados apontam que os moradores optam por utilizar os veículos próprios, em sua maioria, por considerar fatores como comodidade, tempo de deslocamento e infraestrutura da região da cidade, bem como a precarização do serviço público de transporte e suas vias de acessibilidade. É necessário adotar políticas e medidas que promovam a mobilidade urbana sustentável eficiente para mitigar os danos causados pelo excesso de veículos que prejudicam o bem-estar biopsicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Amália Albarello, Centro Universitário IESB, DF, Brasil

[Lattes] - Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), Mestre em Psicologia na linha de pesquisa comportamento do consumidor com ênfase em consumo consciente e sustentável, pela PUC de Goiás. Doutora em Psicologia na Universidade Católica de Brasília, na linha saúde do trabalhador e clínica do trabalho, na dimensão da subjetividade e potência do ser. Pós doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília.

Riezo Silva Almeida, Centro Universitário IESB, DF, Brasil

[Lattes] - Graduado em Economia pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) Graduado em Contabilidade pelo Centro Universitário IESB, Pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em planejamento, orçamento e gestão pública, Mestrado em economia do setor público pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

CODEPLAN. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 2021. Brasília, 2023. Disponível em: http://www.codeplan.df.gov.br/pdad-2021.

COSTA, Marcela da Silva. Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. (2008). Tese (Doutorado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

GRAZIA, Grazia.; QUEIROZ, Leda Lucia. et al. O desafio da sustentabilidade urbana. Rio de Janeiro: FASE/IBASE, 2001. (Série Cadernos Temáticos, n. 5).

MENDONÇA, Francisco. Riscos, vulnerabilidade e abordagem socioambiental urbana: uma reflexão a partir da RMC e de Curitiba. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 139-148, jul./dez. 2004. Editora UFPR. file:///C:/Users/Beatriz/Downloads/3102-6204-1-PB%20(1).pdf

MINISTERIO DAS CIDADES; IBAM (Brasil). República Federativa do Brasil.

Mobilidade e política urbana: subsídios para uma gestão integrada. Rio de Janeiro, 2005.

PAVIANI, Aldo. Demandas sociais e ocupação do espaço urbano. O caso de Brasília, DF. cadernos metrópole 21 pp. 75-92 10 sem. 2009. https://revistas.pucsp.br/metropole/article/view/5956

SANTOS, Rodrigo Guimarães. Avaliação da qualidade do serviço de transporte público coletivo utilizando a escala SERVQUAL adaptada. In: Anais do XXVIII ANPET– Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes. Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2014. p. 24-28.

SILVA, Nilton de Oliveira; FREIRE, Fátima de Souza; SANTOS, Sarah de Souza. Políticas públicas de mobilidade urbana: a percepção do usuário do transporte público no Distrito Federal. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 2, 2020. DOI: 10.18829/1904.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Como Citar

Albarello, B. A., & Almeida, R. S. (2023). Análise da vulnerabilidade do transporte público sob a ótica da ocupação do espaço urbano na cidade de águas claras: um estudo introdutório. Revista Processus De Políticas Públicas E Desenvolvimento Social, 5(10), 137–146. https://doi.org/10.5281/zenodo.10125437

ARK