BREVES CONSIDERACIONES SOBRE MEDIACIÓN COMUNITARIA

Autores/as

Palabras clave:

Mediação. Social. Democratização da justiça.

Resumen

O tema deste artigo é Mediação Comunitária. Investigou-se o seguinte problema: "Qual a mediação que envolve a sociedade e a democratização do acesso a justiça?". Cogitou-se a seguinte hipótese "Mediação Comunitária, uma ferramenta de empoderamento social?". O objetivo geral é "método de solução de conflitos que ofereça acesso a justiça". Os objetivos especí­ficos são: "democratização a justiça"; "empoderamento ao cidadão"; "conhecimento dos seus direitos e deveres". Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a abrir portas para praticar a profissão de mediadora comunitária; para a ciência, é relevante por trazer conceitos que confirmam que a mediação comunitária é um meio de resolução de conflitos em que não se chega ao litigioso na justiça; agrega í  sociedade pelo fato de o cidadão tomar conhecimento dos seus direitos e deveres perante a sociedade, se torna empoderado e consciente de resolver seus conflitos de maneira pací­fica, muitas vezes desafogando o judiciário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com duração de sete meses.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Karolina Almeida Barros, Universidade Católica de Brasília, UCB, DF, Brasil.

Graduação Universidade Católica de Brasília, Pós - graduação em Direito e Processo Civil, Email: [email protected], ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-3861-5655, Currí­culo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3128168230014689

Cecília Barbosa Macedo Correia, Faculdade Processus, DF, Brasil

Advogada, Mestre em Direito na Universidade Católica de Brasília, Professora na Universidade Católica de Brasília e Faculdade Processus, Email: [email protected]. Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8355780760268003. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3664-7493

Citas

.MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho Científico. São Paulo: Editora Atlas. 4a ed. p.43 e 44, 1992.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo Científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BRASIL. RESOLUÇí­O nº 01 de 27 Junho de 2007. Dispõe sobre a criação e funcionamento do Programa de Incentivo í  implementação de núcleos de mediação no âmbito das Promotorias de Justiça do Estado do Ceará.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça em Números - Brasília: CNJ, 2019.
FOLEY, Conor. Justiça Comunitária: Uma justiça para a construção da paz. A Reforma do Judiciário no Brasil. Brasília: IBA – International Bar Association, 2012.

GUSTIN, Miracy Barbosa Sousa. Resgate dos direitos humanos em situações adversas de paí­ses periféricos. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. n° 47, p. 212-213, 2005.
NATÓ, Alejandro Marcelo, QUEREJAZU, Maria Gabriela Rodrí­guez, CARBAJAL, Liliana Maria. Mediación Comunitária: Conflictos en el escenario social urbano. Buenos Aires: Editorial Universidad, p. 109, 2006.

NICíCIO, Camila S; OLIVEIRA, Renata C. A mediação como exercí­cio de autonomia: entre promessa e efetividade. Cidadania e inclusão: estudos em homenagem í  Professora Miracy Barbosa de Sousa Gustin. Belo Horizonte: Editora Fórum, p. 111-120, 2008

SANTOS, Boaventura de Sousa; MARQUES, Maria Manuel Leitão, PEDROSO, João, FERREIRA, Pedro Lopes. Os Tribunais nas sociedades contemporâneas. Porto: Edições Afrontamento,1996

Publicado

2020-11-03