Reflections on the speed of access to the job market with a short higher education course
Keywords:
Technological course, Qualification, Secretarial work, Technology, Labor marketAbstract
This article investigates the impact of technology on education and the job market, focusing on short courses in executive secretarial work in the remote legal sector. Through bibliographical research, it analyzes how technological training accelerates professional insertion, despite challenges and difficulties. It discusses the transformation of teaching through technology, which drives the development of innovative skills, and explores technology as an ally in qualification and professionalism. The study is divided into three parts: the challenges of technological training, the consequences and opportunities in the job market, and the synergy between technology and professional qualification. The relevance of the topic is justified by its contribution to secretarial professionals, science and society, highlighting the importance of qualified service in access to justice.
Downloads
References
BRASIL. Conselho Federal de Educação (CFE). Parecer CFE nº 280/70, aprovado em 30 de junho de 1970.Fixa normas para os cursos superiores de tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção I, p.7-8, 10 jul.1970.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer CNE/CES nº 29/2002, aprovado em 3 de abril de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção I, p.32-36, 9 abr.2002.
BRASIL. Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brasil. Promulgada em 25 de março de 1824. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/137569/Constituicoes_Brasileiras_v1_1824.pdf>. Acesso em: 06 ago. 2024.
BRASIL. Constituição Federal (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1934. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao34.htm>. Acesso em: 06 ago. 2024.
BRASIL. Constituição Federal (1986). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1986. Disponível em: <https://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988!art206>. Acesso em: 06 ago. 2024.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1988. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2024.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 set. 2024.
BRASIL. Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Disponível em: <https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=378&ano=1937&ato=fc90TSU1EejpXT530>. Acesso em: 04 set. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília: MEC/SETEC, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior: sinopse estatística da educação superior - graduação - 2019. Brasília: INEP, 2020.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer n°29, aprovado pelo Conselho Pleno em 3 de dezembro de 2002. Relato da história da educação tecnológica do país. Disponível em: dia 17/09/2024.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. 2, n. 5, ago.-dez., 2019. Disponível em:<http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/122>. Acesso em: 31 ago. 2024.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. 3, n. 7, p. 95-107, 2020.DOI: 10.5281/zenodo.3969652. Disponível em:<http://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/41>. Acesso em: 02 set. 2024.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como elaborar uma resenha de um artigo acadêmico ou científico. Revista JRG de Estudos Acadêmicos. Vol. 3, n.7, jul.-dez., p. 95-107, 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101862.pdf>. Acesso em: 21 set. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. INEP. (2004). Resumo Técnico Senso 2004. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/superior/2004/censosuperior/Resumo_tecnicoCenso_2004.pdf >. Acesso em: 16 set. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. 2015. Disponível em:<http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior>. Acesso em: 16 set. 2024.
RABÊLO, Ingrid. Elementos fundamentais para o perfil profissional com êxito. 4, 2014. Disponível em: <https://periodicos.processus.com.br/index.php/ppds/article/view/1246>. Acesso em: 26 set. 2024.
RABÊLO, Ingrid Miranda. Interculturalidade e Negócios: a importância da interculturalidade nos negócios. Maringá: Viseu, p. 34, 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Anais do Congresso de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada