A VIABILIDADE DA MEDIAÇÃO ONLINE

Autores

  • Líliam de Oliveira Lopes Silva Faculdade Processus -DF
  • MSc. Jonas Rodrigo Gonçalves Faculdade Processus -DF

Palavras-chave:

Mediação. Digital. Métodos. Solução. Conflitos.

Resumo

O tema deste artigo é: A viabilidade da Mediação Online. Investigou-se o seguinte problema: "É viável a mediação online?". Cogitou a seguinte hipótese "Sim, pois são necessárias ferramentas mais eficazes para a solução de conflitos". O objetivo geral é "Analisar a viabilidade da mediação online". Os objetivos especí­ficos são: "Analisar as vantagens e desvantagens da mediação online"; "diferenciar a mediação presencial da eletrônica"; "listar soluções para rompimento dos obstáculos dificultadores da aplicação do art. 46 da Lei da Mediação". Este trabalho é importante em uma perspectiva individual devido a possibilidade de quebra de paradigmas; para a ciência, é relevante por representar uma forma diferenciada de solução de conflitos; agrega í  sociedade por ser a principal forma de solução de conflitos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de seis meses.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Líliam de Oliveira Lopes Silva, Faculdade Processus -DF

Graduando(a) em Direito pela Faculdade Processus; Graduado em Ciências Contábeis pela União Educacional de Brasília – UNEB.

MSc. Jonas Rodrigo Gonçalves, Faculdade Processus -DF

Doutorando em Psicologia; Mestre em Ciência Política; Licenciado em Filosofia e Letras (Português e Inglês); Especialista em Didática do Ensino Superior em EAD, Docência no Ensino Superior, Formação em EAD, Revisão de Texto, Agronegócio e Gestão Ambiental. Professor das faculdades Processus, Unip, Facesa, CNA. Escritor (autor de 61 livros didáticos). Revisor. Editor.

Referências

AMORIM, Fernando Sérgio Tenório de. A resolução online de lití­gios (odr) de baixa intensidade: perspectivas para a ordem jurí­dica brasileira. Pensar Revista de Ciências Jurídicas. Pensar, Fortaleza, v. 22, n. 2, p. 514-539, maio/ago. 2017.

BRASIL. LEI Nº 13.105, de 16.03.2015. Novo Código de Processo Civil. DOU de 17.03.2015.

BRASIL. LEI Nº 13.140, de 26.06.2015. Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposião de conflitos no âmbito da administração pública. DOU de 29.06.2015.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. RESOLUÇí­O Nº 125, de 29/11/2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Origem: Presidência.

FLICK, Uwe. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: ARTMED Editora S.A. 2009.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como fazer um Projeto de Pesquisa de um Artigo de Revisão de Literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, Ano II, Vol.II, n.5, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Manual de Artigo de Revisão de Literatura. Brasília: Processus, 2019.

GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Metodologia Científica e Redação Acadêmica. 8. ed. Brasília: JRG, 2019.

LIMA, Gabriela Vasconcelos; FEITOSA, Gustavo Raposo Pereira. Online dispute resolution (ODR): a solução de conflitos e as novas tecnologias. Revista do Direito, Santa Cruz do Sul. v. 3, n. 50, set. 2016.

NOBRE, Marcelo. Novas considerações sobre a mediação ON-LINE. In: ROCHA, Caio Cesar Vieira, SALOMí­O, Luis Felipe. Arbitragem e mediação: a reforma da legislação brasileira. 2. ed. Rev. e atual. [2. Reimpr.] São Paulo: Atlas, 2017.

REIS, Adacir. Mediação e impactos positivos para o judiciário. In: ROCHA, Caio Cesar Vieira, SALOMí­O, Luis Felipe. Arbitragem e mediação: a reforma da legislação brasileira. 2. ed. Rev. e atual. [2. Reimpr.] São Paulo: Atlas, 2017.

RODRIGUES, Alexsandra Gato; LORENZI, Bianca Cassiana; ROSA, Felipe Luiz da. Mediação Digital: A sociedade moderna a um clique da justiça. 4º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. Edição 2017.

Publicado

2020-05-29