Boas Práticas Acadêmicas: experiências que deram certo em sala de aula
Palavras-chave:
I. Práticas Acadêmicas. II. Experiência. III. Sala de Aula.Resumo
A experiência dos professores em sala de aula com alunos do ensino superior tem sido um importante balizador para os trabalhos de capacitação docente no UniProcessus. O objetivo precípuo da capacitação sempre foi a ampliação do repertório de competências - conhecimentos, habilidades e atitudes - competências essas, já ratificadas em diferentes instrumentos de medida institucional por meio de avaliações realizadas com a comunidade acadêmica ao longo dos anos, tais como: pesquisa anual com egressos UniProcessus, pesquisa da Comissão Própria de Avaliação (CPA), bem como, o resultado de avaliações de treinamentos docentes anteriores.
Nos últimos dois anos, a capacitação docente foi totalmente fundamentada a partir das respostas aos levantamentos de necessidades de treinamento cujos respondentes - professores, alunos, egressos e a própria instituição - foram instados a oferecer dados para balizar a construção da trilha de treinamento, conforme preconizam as melhores práticas contemporâneas de gestão de pessoas e corroborada pela literatura especializada da práxis em Psicologia Organizacional.
Dando continuidade a esse processo formativo que se constitui em importante descritor da matriz de avaliação externa in loco do MEC, em 2023 priorizou-se a ampliação dos significados sobre a docência superior com enfoque na produção acadêmica com base na vasta e consolidada experiência dos professores e em reflexões das iniciativas de construção de caminhos pedagógicos diversos, pretendendo intensificar a integração e engajamento daqueles que são o sustentáculo da atividade acadêmica da instituição: professores e alunos.
Destarte, a análise dos dados obtidos nos levantamentos sugeriu que a orientação dos trabalhos de capacitação pudesse lançar mão de uma proposta inovadora que contemplasse a vivência de cada professor mediante o uso de técnicas exitosas empregadas cotidianamente, aquelas que ao longo do tempo se consolidaram como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem e que colocassem o aluno na posição de protagonista do seu desenvolvimento acadêmico. Ao contrário de propostas meramente conteudistas ou capacitações cuja atuação do professor resume-se a apreender novas técnicas, aqui procurou-se privilegiar os saberes por eles já consolidados utilizando como norteadora a teoria do pedagogo estadunidense Donald Schön denominada “Homologia dos Processos”. Trata-se de, em sua formação, o professor ser estimulado a problematizar e desenvolver estratégias que serão aplicadas com os discentes em sala de aula. Contudo, a autonomia não é apenas estimulada, mas vivenciada de forma que a nova competência seja incorporada ao repertório de cada professor da maneira que ele pretende que eu aluno também a incorpore.
Nessa perspectiva, a capacitação ora proposta para os professores resultou na construção de um arcabouço de vivências docentes, lembranças de atividades que funcionam, aulas que foram percebidas como extraordinárias, se opondo frontalmente àquelas noções onde o professor é um mero transmissor de conhecimento. São técnicas de ensino e aprendizagem variadas coletadas a partir dessas experiências sensacionais que agora se encontram sistematizadas e compartilhadas para consulta e permitem aos professores que desejam conhecer novas formas pedagógicas de atuar, um conjunto de informações preciosas que privilegiam a gestão compartilhada da sala de aula.
Cada professor pode explorar na sua memória docente aquelas técnicas que possibilitam uma participação ativa dos seus alunos no processo decisório, na organização dos conteúdos na construção de um saber responsável e coerente. Isso contribui ainda para o desenvolvimento de uma didática do ensino superior alinhada aos objetivos institucionais, ao perfil do egresso e ao dinamismo necessário preconizado pela andragogia.
O conteúdo deste livro é o resultado dessa dinâmica. Os professores foram convidados a registrar e compartilhar essas vivências de forma que cada uma das técnicas aqui descritas constituíssem um capítulo deste manuscrito. Portanto, é uma obra que nasce da necessidade crescente de multiplicar saberes e ressignificar conhecimentos a partir do olhar atento dos próprios percursos, permitindo uma leitura realista, mas, ao mesmo tempo, orientada pelo reconhecimento da sua trajetória no ato de ensinar e de aprender.
Assim sendo, este livro oferece uma variedade de possibilidades pedagógicas para se trabalhar diferentes conteúdos, com disciplinas diversas, possibilitando ainda, recortes e adaptações à realidade do leitor, bem como, aconselhamentos que podem se constituir em importantes insights e novas formas de exercer a atividade docente no ensino superior mediada pelo relato de experiências de docentes com vasta e consagrada jornada acadêmica. Apresenta-se, pois, um amplo conjunto de técnicas de ensino/aprendizagem com diferentes posicionamentos contudo, que emergem de uma base comum: a intenção de proporcionar a construção do conhecimento de forma intencional, porém com a participação ativa e consciente dos alunos.
O livro está estruturado em capítulos que proporcionam ao leitor consultar e realizar seus estudos de acordo com sua necessidade atual, pois as técnicas são independentes e podem ser acessadas sem uma ordem predeterminada. Cada técnica fornece informações sobre como aplicar cada etapa, momento adequado da aula para melhores resultados e objetivo a que se destina alcançar.
Desejamos a todos e todas ótima leitura e bom proveito dessa obra que vem marcada pela conscientização da importância da melhoria da qualidade do ensino superior por meio do reconhecimento do papel do professor na proposta de uma aula orientada para o protagonismo discente.