Breves considerações sobre: perspectiva de racionalização do sistema logístico para deslocamento de pessoas

Autores

Palavras-chave:

Mobilidade urbana. Sistema logístico. Logística de deslocamentos de pessoas. City logistics. Sistema de roteirização.

Resumo

O principal objetivo da elaboração deste resumo estendido é o de fomentar o acesso ao trabalho completo (artigo autoral) sobre um tema tão relevante e ao mesmo tempo esquecido, que é “a logística de deslocamento de pessoas”. Abordando um Sistema Inteligente de Transporte, buscou-se ofertar uma mobilidade urbana segura e ao mesmo tempo sustentável. Para isso, a Lei da Mobilidade Urbana - 12.587/12 - foi bastante contemplada no artigo autoral, principalmente, em seus aspectos de “segurança nos deslocamentos das pessoas em áreas urbanas”. Empregou-se a metodologia de revisão de literatura com objetivo de focar em uma perspectiva de racionalização para os deslocamentos de pessoas; resultando também em pesquisas do tipo pura ou básica sobre city logistics e logística humanitária. Além disso, ferramentas de apoio, como Roteirizadores, foram apresentadas; assim como, novas perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Maria Barbosa da Silva Costa, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[1]  Mestra em Transportes pela Universidade de Brasília - UnB e atua como Professora e Coordenadora do Núcleo de Extensão do Centro Universitário Processus - UNIPROCESSUS.   

Maria Aparecida de Assunção, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[2]  Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília-FGV e atua como Professora e Pró-Reitora Acadêmica Centro Universitário Processus - UNIPROCESSUS.   

Adelaida Pallavicini Fonseca, UniProcessus – Centro Universitário Processus, DF, Brasil

[3] Doutora em Engenharia de Transportes e Professora no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília - UnB.

Referências

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial [recurso eletrônico] / Ronald H. Ballou; tradução Raul Rubenich. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Bookman, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>

Acesso em: 10 de outubro de 2022.

BRASIL. Lei 12.587 de 3 de janeiro de 2012. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Disponível em:

< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12587.htm >

Acesso em: 04 de outubro de 2022.

D’AGOSTO, Márcio de Almeida. Logística sustentável: vencendo o desafio contemporâneo da cadeia de suprimentos. 1. ed. - Rio de Janeiro : Elsevier (Grupo GEN), 2018.

DUTRA, Nadja Glheuca da Silva. O Enfoque de “City logistics” na Distribuição Urbana de Encomendas. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina (2004).

LEIRAS, Adriana.... [et al.]. Logística humanitária. - 1 Ed. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

LOZADA, G.; NUNES, K.D.S. Metodologia Científica. Porto Alegre: SGAH, 2018.

NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da Cadeia de Distribuição: Estratégia, Operação e Avaliação. 5. ed., rev. e atual. - São Paulo: Atlas, 2021.

PORTUGAL, Licinio da Silva...[et al.]. Transporte, mobilidade e desenvolvimento urbano. 1. ed. -- Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

REGIS, Arthur Henrique de Pontes; GONÇALVES, Jonas Rodrigo; PALMA, Rodrigo de Freitas. Políticas Públicas e Desenvolvimento Social: estudos em homenagem ao professor Jaci Fernandes de Araújo. 1. ed. – Brasília - DF: Processus, 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-20