BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ABANDONO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL E A RESPONSABILIDADE DO ESTADO
Palavras-chave:
Menor abandonado, situação de risco, vulnerabilidade, políticas públicas.Resumo
É antigo o problema de abandono de crianças no Brasil, tanto quanto sua história. Já no período colônia é possível perceber um grande número de crianças entregues í própria sorte nas ruas das maiores cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Eram crianças nascidas de mães solteiras negras, índias ou mestiças, oriundas de classe social pobre. Desde então, os governos federal, estadual e municipal do país, bem como algumas organizações não governamentais têm buscado formas para eliminar ou, pelo menos, diminuir este problema social. O crescimento das cidades, o aumento da pobreza e a dependência química dos progenitores são alguns fatores que têm colocado crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, empurrando-as gradativamente í exclusão social.
Downloads
Referências
CARVALHO, Cleide; URIBE, Gustavo. Droga é a maior causa de abandono de crianças. Jornal O Globo, 24/02/2014. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/droga-a-maior-causa-de-abandono-de-criancas-11693322 Acesso em: 23/08/2017.
DAVIS, Mike, Planeta Favela. São Paulo: Editora Boitempo, 2006.
DEL PRIORE, Mary. A mulher na história do Brasil: raízes históricas do machismo brasileiro, a mulher no imaginário social, "lugar de mulher é na história". São Paulo: Contexto, 1989.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. 48ª Ed. São Paulo: Global, 2003.
JORNAL O GLOBO. Caderno Economia. Brasil terá até 3,6 milhões de 'novos pobres' em 2017, diz Bird. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/brasil-tera-ate-36-milhoes-de-novos-pobres-em-2017-diz-bird.ghtml Acesso em 12/09/2-17.
TRINDADE, Judite Maria Barboza,. O abandono de crianças ou a negação do óbvio. Revista Brasileira de História. Vol.19 n.37 São Paulo Sept. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01881999000100003 Acesso em: 23/08/2017
ONU BR - Nações Unidas no Brasil. Abandonadas e descartadas: mais de 150 milhões de crianças vivem nas ruas. Autoria não identificada. Publicado originalmente em: 10/04/2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/abandonadas-e-descartadas-mais-de-150-milhoes-de-criancas-vivem-nas-ruas-alertam-especialistas-da-onu/ Acesso em: 23/08/2017.
SALES, Robson; SARAIVA, Alessandra. O Brasil tem 12,9 milhões de analfabetos. Valor Econômico. Disponível em: http://www.valor.com.br/brasil/4787959/brasil-tem-129-milhoes-de-analfabetos-aponta-pnad. Acesso em: 19/09/2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a REVISTA ANAIS DO CONGRESSO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA FACULDADE PROCESSUS como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se í matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada